fbpx

IDEA Bagé: 1º projeto GBC Condomínio Platina do Brasil

Publicado em 06 . 03 . 2023

O condomínio alia tecnologia, automação e internet das coisas, com diferenciais sustentáveis exclusivos: sistema de painéis fotovoltaicos com capacidade de gerar toda a energia elétrica necessária para manter a área condominial do edifício e ainda abastecer em torno de 30% da energia dos apartamentos, sistema de aquecimento de água central através da energia solar, aplicação de Internet das Coisas (IoT), sensores inteligentes que medem instantaneamente os consumos de água, energia e gás e controlam sistemas do prédio, para o consumo consciente de água e energia, fachada autolimpante e termicamente eficiente, coleta da água da chuva e da gerada pela condensação dos aparelhos de ar-condicionado para utilização em irrigação e espera individual para carro elétrico em todos boxes-estacionamento. Também tem sacadas e brises móveis na fachada, para melhor aproveitamento da luz e melhoria do conforto térmico, vidros que reduzem a entrada de calor e bloqueiam os raios ultravioleta, e oferece bicicletário, portaria autônoma virtual, iluminação 100% em LED.

Além de ser eco friendly, o edifício também faz diferença no bolso dos moradores. Os engenheiros responsáveis pelo projeto estimam uma economia total para o condomínio de R$8.099.000,00, equivalente a R$933.220,00 para cada uma das unidades, ao longo dos 50 anos de vida útil do prédio.

Quais as soluções adotadas para minimizar os impactos no entorno do projeto? Além das áreas de pisos do térreo e 2 pavimento e coberturas as áreas internas dos apartamentos Bagé receberam esquadrias com vidros duplos insulados e o prédio recebeu um sistema de Isolamento Térmico de Fachadas pelo Exterior (EIFS) que elimina as pontes térmicas, economizando até 40% do consumo de energia com os aparelhos de ar-condicionado. Todas esquadrias da área social dos apartamentos receberam vidros Habitat que bloqueiam até 99% dos raios ultravioleta e reduzem em até 50% o calor nestes ambientes. As áreas com cobertura verde também representam uma parcela do empreendimento para reduzir as ilhas de Calor.

Em relação à mobilidade urbana, há atributos frente sua conectividade? Há incentivos ao uso de transporte alternativo e de baixa emissão? O Empreendimento IDEA Bagé foi pensado dentro de um bairro com diversos recursos e transporte público. Seu entorno está cercado por parques, praças, supermercados, escolas, restaurantes, bares e clubes. O IDEA Bagé nasceu em um bairro consolidado com forte conexão entre o ambiente natural e o edificado. Além disso o prédio possui bicicletário e todas suas vagas possuem chegada de energia para tomadas do carro elétrico.

Quais medidas foram adotadas pelo projeto quanto à economia de água potável? O IDEA Bagé possui equipamentos como descargas dual flush, torneiras de baixo fluxo e chuveiros eficientes. Todos os banheiros dos apartamentos contam com descargas dual flush de 6l/min, torneiras e chuveiros ecológicos, que chegam a reduzir em até 60% o consumo de água. Os chuveiros que foram instalados nos apartamentos possuem vazão constante de 8 litros por minuto, e certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) que atende aos requisitos de construções sustentáveis.

Quais alternativas foram utilizadas para tratamento de água? Foi criado um plano complexo de segurança da água para o Empreendimento. A sua localização próxima a redes existentes de infraestrutura possibilita aos usuários (moradores) do IDEA Bagé redução dos custos de infraestrutura bem como promover saúde e bem-estar aos usuários.

Qual foi o percentual de economia de água do projeto após aplicação dessas estratégias? Os percentuais completos ainda não foram medidos na sua totalidade. Foi criado um plano complexo de segurança da água para o Empreendimento. Estimasse reduzir até 60% do consumo da água em aparelhos eficientes e uma média de até 400litros diariamente nos aparelhos de ar condicionado. A sua localização próxima a redes existentes de infraestrutura possibilita aos usuários (moradores) do IDEA Bagé redução dos custos de infraestrutura bem como promover saúde e bem-estar.

Quais foram as estratégias de eficiência energética utilizadas pelo projeto? O IDEA Bagé foi projetado para suprir a demanda com fontes de aquecimento solar nas áreas de uso comum e unidades habitacionais.O maior consumo de energia de qualquer residência é na geração de água quente, em geral, para banho. Com intuito de reduzir este gasto, o IDEA Bagé recebeu um sistema central de aquecimento de água por energia solar. Para garantir o fornecimento de água quente mesmo nos períodos prolongados de ausência de sol foi instalado um sistema secundário de apoio com aquecedores a gás. Em função disto os apartamentos não possuem espera de aquecedores individuais de água.

Existe algum sistema de geração de energia por fontes renováveis? O IDEA Bagé recebeu um sistema de 120m² de painéis fotovoltaicos, que geram 3 vezes a energia necessária para as áreas condominiais do prédio. A energia excedente a consumida pela área condominial é distribuída entre os apartamentos. Este sistema é composto por 54 módulos fotovoltaicos de 440W cada, e um inversor de energia de 20 kWp. A energia gerada pelo sistema e distribuída para o condomínio e apartamentos é consumida imediatamente por eles, o excedente é transferido para a concessionária que registra os créditos através de relógio bidirecional. Os créditos serão consumidos quando o cliente consumir mais energia do que a produção (ex. a noite). Este sistema é chamado de “Compensação“ e os créditos de kWh podem ser consumidos em período de até 5 anos.

Qual foi o percentual de economia de energia do projeto após a aplicação dessas estratégias? A tecnologia sustentável é duplamente benéfica, pois garante economia de recursos e de dinheiro para os moradores. Nos apartamentos, os detalhes são pensados levando a sustentabilidade e a economia em consideração. O sistema de aquecimento de água central solar reduz o consumo de gás em mais de 80%. Chuveiros que atendem aos requisitos de construções sustentáveis, reduzindo a metade o consumo de água dos banhos. O sistema de descarga dos vasos sanitários reduz, em 30%, o consumo de água dos mesmos.

O empreendimento utiliza materiais considerados de baixo impacto ambiental ou com Declaração Ambiental de Produto ou algum tipo de certificação de produto? Sim. O edifício conta com uma seleção de materiais sustentáveis: são 15 itens entre materiais certificados e declarações ambientais de produto informando sobre seu ciclo de vida e baixo impacto ambiental.

Como foi feito o descarte e/ou tratamento dos resíduos gerados? Através de um plano de gerenciamento de resíduos. A empresa tem o relatório onde os resíduos foram descartados.

Houve algum estudo de Avaliação do Ciclo de Vida da edificação? Foi feito um estudo de 50 anos do ciclo de vida da edificação. Um prédio é projetado para uma vida útil de 50 anos. Estudos mostram que os custos de morar num apartamento – condomínio, portaria, segurança, lavagem e repinturas da fachada, água, luz e gás, entre outros – ao longo destes 50 anos, chegam próximos ao valor de sua aquisição. O conceito IDEA nasceu do desafio que a Capitânia se impôs de reduzir o custo de morar nestes 50 anos, oferecendo ao mercado prédios sustentáveis, econômicos e eficazes.

Quais foram as técnicas ou produtos aplicados que contribuíram para o conforto térmico? Vidros eficientes, fachada térmica (EIFS).As áreas internas dos apartamentos Bagé receberam esquadrias com vidros duplos insulados e o prédio recebeu um sistema de Isolamento Térmico de Fachadas pelo Exterior (EIFS) que elimina as pontes térmicas, economizando até 40% do consumo de energia com os aparelhos de ar-condicionado. Todas esquadrias da área social dos apartamentos receberam vidros Habitat que bloqueiam até 99% dos raios ultravioleta e reduzem em até 50% o calor nestes ambientes.

Quais foram as técnicas ou produtos aplicados que contribuíram para o conforto acústico? O projeto também prevê que a fachada seja acústica e termicamente eficiente, o que colabora para a redução do consumo de energia para climatização no interior do prédio.

Quais foram as técnicas ou produtos aplicados que contribuíram para o conforto luminoso? Grandes vidros na fachada, estudo de fachada valorizando as orientações solares, brises móveis na fachada oeste.

Quais foram as técnicas ou produtos aplicados que contribuíram para a qualidade interna do ar? Foi utilizado proteção nos equipamentos de ar condicionados e realizado a limpeza pós-obra dos ambientes. Controle permanente de contaminantes em ambientes internos, para a fase de uso e operação: No acesso principal do condomínio existe um capacho único de 1,80 x 3 metros de comprimento, na direção de deslocamento principal. O capacho é um produto utilizado como barreira de contenção: retém até 80% das partículas de sujeira levadas pelos sapatos, aumentando a higienização para dentro dos ambientes.

Há alguma inovação que deseje enfatizar? Um prédio é projetado para uma vida útil de 50 anos. Estudos mostram que os custos de morar num apartamento – condomínio, portaria, segurança, lavagem e repinturas da fachada, água, luz e gás, entre outros – ao longo destes 50 anos, chegam próximos ao valor de sua aquisição. O conceito IDEA nasceu do desafio que a Capitânia se impôs de reduzir o custo de morar nestes 50 anos, oferecendo ao mercado prédios sustentáveis, econômicos e eficazes. Como exemplo de Inovação e Projeto podemos citar a fachada do IDEA Bagé com acabamento auto limpante, que garante a eliminação de pó e sujeira a partir da água da chuva, mantendo o bom aspecto do prédio com praticidade e economia. O projeto também prevê que a fachada seja acústica e termicamente eficiente, o que colabora para a redução do consumo de energia para climatização no interior do prédio.

 

IDEA Bagé na mídia

 

_
por Mauren Neutzling, MON Arquitetura

 

Sobre a incorporadora: A Capitânia é uma Incorporadora que está a mais de 20 anos no mercado do Rio Grande do Sul. Seus sócios são o engenheiro Mauro Touguinha de Oliveira e Renato Turquenitch. O empreendimento IDEA Bagé é o segundo empreendimento trazendo os benefícios de Sustentabilidade.

 

IDEA Bagé, certificado GBC Condomínio Platina
Incorporadora: Capitania Investimentos Imobiliários
Arquitetura: Arquiteto Flávio Lembert – STUDIONOVARQ
Comissionamento: Young Energy
Construtora: GRA EMPREITEIRA
Consultoria: MON Arquitetura
Paisagismo: Via Verde Consultoria e Paisagismo
Projeto de Interiores: Arquiteto Leonardo Gambarra

O que procura?

Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.
Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil. Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.