fbpx

LEED: Fato ou Mito?

Publicado em 08 . 02 . 2022

Leia alguns dos fatos em resposta aos mitos sobre a certificação LEED.

A indústria da construção sustentável apresenta diversos sistemas de certificação, mas há apenas um LEED – a certificação mais confiável e amplamente usada no mundo para tornar nossos edifícios e ambiente construído mais sustentáveis.

Projetos LEED podem ser encontrados em todos os estados dos EUA e em mais de 180 países e territórios ao redor do mundo. Mais de 100.000 projetos do setor privado em todo o mundo também usam o LEED para alcançar a excelência. Nos EUA, 25 estados têm políticas de construção que incluem a certificação LEED para promover suas metas de sustentabilidade, e mais de 300 governos locais alavancam o LEED por meio de incentivos fiscais, benchmarking e muito mais.

Por que a placa do LEED está em todos os lugares? Porque o LEED funciona. Edifícios com certificação LEED economizam energia e água, diminuem os custos operacionais, geram menos resíduos e promovem ambientes internos mais saudáveis ​​para as pessoas que vivem, visitam e trabalham neles.

Por que certificar LEED?

Ocasionalmente, vemos que uma equipe de projeto seguiu as diretrizes do LEED, mas não passou a certificar – ou pior, afirma que um edifício é certificado LEED quando não é. É como correr uma maratona e não receber a medalha, ou cursar quatro anos de faculdade, mas não obter um diploma.

Por trás do LEED está uma infraestrutura desenvolvida por líderes da indústria, pesquisadores e especialistas técnicos que apóia equipes de projeto enquanto criam edifícios e bairros inovadores e sustentáveis.

A placa LEED representa liderança e demonstra que um edifício foi projetado e construído e está operando conforme planejado. Ser “construído de acordo com o LEED” ou “equivalente ao LEED” não existe – não há substituto para a certificação LEED.

Investigamos mais para descobrir por que os projetos usam LEED, mas não certificam. A verdade é que você deve obter a certificação para dizer que atendeu aos requisitos do LEED.

 

Mito: O LEED é muito caro.

Fato: um projeto certificado LEED não precisa custar mais do que um projeto convencional. Além disso, os projetos que incorporam estratégias de construção sustentável estão quase lá. Quando você diz que “construiu de acordo com o LEED”, significa que já incorporou as estratégias de construção sustentável dentro do LEED e já gastou todos os custos adicionais necessários para atingir o LEED. O único custo restante seriam os custos associados à verificação: as taxas de registro e certificação LEED.

A taxa média de certificação associada a uma nova construção que busca a certificação LEED é de US $ 3.920, de acordo com dados do USGBC. As taxas dos edifícios existentes são cerca de 25% mais baratas.

Além disso, há o retorno do seu investimento. Um relatório recente da Cushman & Wakefield, membro do USGBC e do GBC Brasil, afirma que os edifícios de escritórios com certificação LEED são cada vez mais valiosos para investidores focados em ativos que atendem às metas ESG. Ao analisar os edifícios certificados LEED entregues entre 2010 e 2020, a Cushman & Wakefield descobriu que esses ativos eram consistentemente mais lucrativos do que os espaços não certificados em termos de aluguel (11% mais durante os últimos cinco anos) e vacância reduzida. O estudo também observa um aumento na demanda dos inquilinos por espaços que atendam às metas ESG e que os ativos certificados LEED apresentam taxas de desocupação mais baixas do que seus equivalentes convencionais desde o início da pandemia COVID-19.

 

Mito: o LEED não aborda o desempenho como deveria.

Fato: LEED é o sistema de gerenciamento de desempenho e projeto de construção sustentável líder no mundo. Ele oferece uma estrutura abrangente para projeto, construção, operações e desempenho de edifícios verdes. Embora os projetos certificados LEED BD+C alcancem pontos com base nas expectativas projetadas, os dados de referência mostram claramente que esses edifícios estão superando edifícios que não são certificados LEED. Todos os edifícios certificados LEED recém-construídos devem ser projetados para ultrapassar os limites mínimos do código de construção, conforme definido pela ASHRAE. Além disso, todos os novos edifícios LEED devem comissionar os sistemas mecânicos, elétricos, hidráulicos e de energia renovável.

O sistema de certificação LEED para edifícios existentes (LEED para Operações e Manutenção) é projetado especificamente para abordar o desempenho e falar sobre como os edifícios funcionam uma vez ocupados e em uso, com foco em estratégias sustentáveis, como políticas de compra, limpeza verde e manutenção, e em dados em tempo real nas categorias de energia, água, resíduos, qualidade do ar interno, experiência humana e transporte.

Para edifícios em fase de projeto, o LEED estabelece uma base com orientações, que conecta as estratégias de projeto aos resultados correspondentes. A medição e o monitoramento incentivam os proprietários de edifícios a rastrear os gastos com energia, água e ventilação. Com isso, as equipes consideram e trabalham para melhorar a funcionalidade dos projetos em todas as fases: projeto, construção e operações.

E não paramos com a certificação – na verdade, é apenas o começo. Após a certificação, todos os projetos de novos edifícios e edifícios existentes LEED devem continuar a monitorar seus dados de uso de energia e água.

Para apoiar isso, criamos a recertificação LEED, obrigatória para todos os projetos LEED para Operações e Manutenção e recomendada para todos os demais. A recertificação ajuda a proteger o ativo do seu edifício e está disponível para todos os projetos ocupados e em uso que tenham obtido a certificação LEED – incluindo Novos Edifícios e Interiores Comerciais  – independente de seu sistema de certificação inicial ou mesmo sua versão.

O USGBC também desenvolveu a plataforma de desempenho Arc que está sendo usada por projetos LEED em todo o mundo para rastrear métricas de desempenho em andamento, incluindo carbono, energia, água, resíduos e experiência humana.

 

Mito: O LEED consome muito tempo.

Fato: O LEED não é um carimbo, e os projetos que o buscam passam por uma verificação completa. Essa é uma das muitas razões pelas quais o LEED é uma certificação valiosa. Com cada nova versão do LEED o processo é simplificado. A versão mais recente, o LEED v4.1, torna o processo ainda mais intuitivo e completo.

O tempo que leva para buscar diferentes estratégias LEED pode variar dependendo do projeto, da equipe e das estratégias selecionadas, mas a revisão em si é curta. O GBCI tem o compromisso de entregar análises em 20 a 25 dias úteis. No entanto, 57,7% dos comentários são respondidos em 15 dias úteis ou menos.

Nos últimos anos, tem havido um esforço concentrado para manter os requisitos de documentação do LEED estreitamente alinhados aos documentos já produzidos no processo de projeto / construção, para reduzir a necessidade de documentação adicional apenas para o LEED. Não se esqueça, o LEED deve ser buscado em conjunto com os cronogramas do projeto de construção. Economize tempo iniciando a certificação LEED o mais cedo possível.

 

Mito: O LEED não é inovador.

Fato: Além das categorias de crédito principais (Terrenos Sustentáveis, Eficiência Hídrica, etc.), o LEED possui uma categoria de créditos de inovação para recompensar projetos pela implementação de novas estratégias. A biblioteca de crédito piloto LEED é um campo de teste para estratégias novas e inovadoras que ainda não foram formalmente incorporadas ao sistema de certificação, tornando-as disponíveis para as equipes de projeto explorarem.

As equipes de projeto também são recompensadas por implementar estratégias do catálogo de inovação LEED, outro recurso do LEED que vai além dos créditos do piloto atual para incluir algumas das melhores táticas que vimos implementadas.

 

Mito: LEED não é rigoroso o suficiente.

Fato: já foi dito que, como o LEED é baseado em pontos, é fácil manipular o sistema. No entanto, os pontos LEED só entram em jogo depois que os pré-requisitos básicos forem atendidos. Cada projeto LEED deve atender aos mesmos requisitos rígidos antes que a equipe possa começar a escolher os créditos e ganhar pontos.

Com isto, uma equipe de projeto pode escolher o melhor caminho para seus objetivos individuais, mas ainda deve ganhar os pontos necessários para o nível de certificação desejado. O resultado é uma construção personalizada, eficiente, resiliente e mais saudável.

O LEED foi criado para ser uma plataforma de liderança e, à medida que os líderes alcançam metas net zero e até mesmo net positive, o mesmo ocorre com o LEED. O LEED Zero é um complemento à certificação LEED que verifica o cumprimento de metas net zero em energia, água, carbono e resíduos. Atualmente existem 24 projetos em todo o mundo que conquistaram um total de 36 certificações LEED Zero. Aliás, o primeiro projeto LEED Zero no mundo é brasileiro!

 

O LEED trabalha para você.

O LEED trabalha em todos os níveis – beneficiando o meio ambiente, reduzindo os custos operacionais e, acima de tudo, atendendo às pessoas que vivem, trabalham, aprendem e se divertem em edifícios certificados, proporcionando-lhes espaços mais saudáveis.

Tem mais perguntas sobre como a certificação LEED pode beneficiar seu projeto? Entre em contato conosco para mais informações!

 

_
por Matthew Libby, via USGBC

O que procura?

Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.
Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil. Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.