INTRODUÇÃO
O LEED for Neighborhood Development surgiu a partir do esforço de três organismos internacionais – o USGBC (United States Green Building Council), o CNU (Congress of New Urbanism) e o NRDC (Natural Resources Defense Council) – reunindo os líderes e profissionais das diversas áreas relacionadas ao desenvolvimento urbano como arquitetos, urbanistas, incorporadoras, construtoras, ambientalistas e a comunidade de uma forma geral. Esta certificação combina os princípios do Novo Urbanismo, do crescimento inteligente e dos edifícios sustentáveis, e está voltada especialmente para o desenvolvimento de bairros e comunidades novas ou existentes. O Novo Urbanismo defende que cidades, bairros e lugares públicos bem projetados auxiliam na criação de comunidades prósperas, capazes de proporcionar melhoria na saúde dos habitantes, bem como meios de crescimento para as empresas e a economia locais.
Alinhado a estes conceitos, o LEED ND estabelece mecanismos de incentivo para redução do espraiamento urbano, diminuindo assim a dependência do automóvel, proporcionado espaços públicos convidativos ao uso dos pedestres, incentivando um modo de vida mais saudável e respeitando o meio ambiente em que está inserido. Atualmente existem 148 projetos certificados no mundo, em diferentes estágios de desenvolvimento, dentre os quais destacam-se dois projetos brasileiros: O Parque da Cidade, em São Paulo e o Ilha Pura, no Rio de Janeiro.
Saiba mais sobre o curso
RISCOS E MERCADO
Hoje em dia, as pessoas têm participado ativamente das questões relacionadas às cidades em que habitam, demandando cada vez mais projetos e iniciativas ligadas à qualidade urbana, como mobilidade inclusiva, aumento de espaços públicos, preservação do meio ambiente, segurança no fornecimento de água e energia, dentre outros. Além disso, a população cada vez mais está se mobilizando contra à implantação de projetos que não estão alinhados com estas questões, conseguindo em alguns casos até inviabilizar a construção do empreendimento.
Esta mudança de paradigma faz com que o LEED ND e os bairros sustentáveis possuam um papel transformador no mercado, enquanto incentivam o desenvolvimento próximo a comunidades existentes ou em locais onde já exista infraestrutura pública, a fim de reduzir os impactos ambientais da expansão, além de conferirem à própria comunidade o papel de agente ativo no desenvolvimento urbano. Atualmente, a criação destes projetos está ocorrendo por meio de incorporadoras que estão buscando a certificação de seus empreendimentos, aliando tecnologia e sustentabilidade para diferenciação de seu produto e ao mesmo tempo minimização de riscos de implantação.
Texto escrito pelos professores do curso: LEED ND – Bairros e Planejamento Urbano
Rafael Lazzarini | Arquiteto e Urbanista, formado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Especialista em conforto ambiental e conservação de energia pela FUPAM/USP. LEED® ACCREDITED PROFESSIONAL PELO US GREEN BUILDING COUNCIL (BD+C). Responsável pelas análises de Arquitetura e Urbanismo Sustentável, e processos de novas tecnologia e inovação na área. Gerente do departamento de Novos Negócios da unidade de sustentabilidade do CTE.
Karyn Rodrigues | LEED® AP BD+C e LEED AP ND pelo US Green Building Council. Arquiteta e Urbanista pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pós graduanda em Geografia, Cidade e Arquitetura pela Escola da Cidade. Consultora de projetos sustentáveis pelo CTE – Centro de tecnologia de Edificações, com experiência em consultoria para projetos sustentáveis e processos de certificação de edifícios comerciais, corporativos e empreendimentos urbanos.
Inscreva-se no curso