A 6° edição do Greenbuilding Brasil Conferência Internacional & Expo é um excelente local para compartilhar experiências, aumentar o benchmarking e se conectar com influentes personalidades do setor de construção sustentável mundial.
Por meio da plataforma de transformação de mercado, “Call for Proposal”, compartilhada com a Greenbuild – maior evento do mundo em construção sustentável – profissionais renomados se candidataram à palestrar na Conferência do GBC Brasil. Após a inscrição, cada Sessão foi revisada 6 vezes além de ser submetida à duas fases de Revisão, por cerca de 70 profissionais – 47 na primeira fase e 20 na segunda fase – que aprovam “apenas” 60 Sessões Educacionais que serão apresentadas no evento.
Com tantas palestras interessantes para você ver, separamos 10 que são IMPERDÍVEIS para profissionais da Construção Sustentável, LEED GA e LEED AP:
Adriana Hansen, Sustainability Consultant da CTE e Alessandra Caiado, Coordenadora de Materiais Sustentáveis da CTE, proporcionarão uma visão geral dos requisitos e de todas as ferramentas disponíveis para tornar produtos preferíveis ambientalmente, apresentando formas de comunicação para que os diferenciais sejam percebidos pelo consumidor final.
Com esta palestra o fabricante irá conhecer e compreender os novos requisitos do LEED v4 e oportunidades para seus produtos no mercado de Greenbuilding além de compreender a importância da divulgação de seus produtos com comprovação e transparência para participar e conquistar novas oportunidades de vendas.
Francesca Mayer, Senior Project Manager da SUMAC Inc, Sean Fish, Project Manager no USGBC e Maria Carolina Fujihara, Coordenadora Técnica do Green Building Brasil, A apresentação discutirá o desenvolvimento do recém-lançado Alternative Compliance Paths (ACPs) para a América do Sul, bem como o status de um projeto em andamento que visa encontrar soluções para as lutas enfrentadas pelas equipes de projeto, utilizando estratégias de ventilação natural, que é um tema particularmente importante na América do Sul.
3.
Raimundo Deusdará, Diretor do Conselho Diretor do Serviço Florestal Brasileiro e Mauro Armelin, Coordenador do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável do WWF-Brasil, apresentarão a situação de descontrole sobre a ilegalidade da produção madeireira da Amazônia, o mercado e perspectivas para a construção civil e sustentável e a importância do setor florestal para o desenvolvimento sustentável da Amazônia. Traremos um olhar sobre as perspectivas e soluções para a legalidade de produção do ponto de vista do governo brasileiro e empresários do setor e questões a serem resolvidas no mercado e junto aos consumidores finais de madeira da Amazônia.
O objetivo da apresentação do Wagner Oliveira, Coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento da CTE, é demonstrar a importância da auditoria de energia na busca de ações que possam reduzir os consumos e/ou os custos com energia em edificações comerciais. Para tanto, será apresentado os passos da Auditoria proposta pela ASHRAE e a aplicação deste processo em ao menos 2 casos práticos, demonstrando as ações adotadas e os resultados alcançados. A apresentação buscará traçar paralelos entre as tecnologias embarcadas em edifícios certificados LEED e a necessidade de utilizar a ferramenta de Auditoria também nestas edificações, permitindo a máximo resultado destas tecnologias.
Juliana Coelho, Responsável pelas certificações ambientais da Ilha Pura e Mariana Spignardi, Head of Sustainability Ilha Pura
Esta sessão irá apresentar soluções inovadoras implantadas na primeira fase do novo bairro planejado na região da Barra da Tijuca, a Ilha Pura, visando o uso racional de recursos e redução do impacto ambiental.
Antes de ser entregue aos clientes finais, os apartamentos acomodarão os atletas das Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. A Ilha Pura tem como principal pilar de desenvolvimento a sustentabilidade, implantada desde a instalação do canteiro de obras ao desenvolvimento do produto.
Cristina Umetsu, Manager of Green Building Design Consulting da CTE – Centro de Tecnologia de Edificações.
Esta sessão abordará a evolução do mercado da construção civil nesses últimos 10 anos, por conta da certificação LEED. Os participantes irão compreender como o avanço da tecnologia foi essencial para o sucesso de 100 empreendimentos certificados LEED, quais os desafios esperados para os players da construção civil em relação à certificação de projetos na nova versão do LEED e alguns dos novos temas abordados no LEED v4.
Paula Burns McEvoy, Co-diretora de Design Sustentável da Perkins+Will e Barbara Batshalom, Diretora Executiva daSustainable Performance Institute, farão um workshop interativo usando modelos, roteiros e uma metodologia comprovada que conduz os participantes por uma série de exercícios, seguidos por uma breve análise de conteúdo/apresentação, incluindo estudos de caso e debate. Por fim, os participantes experimentam um microcosmo com a implementação de estratégias de sustentabilidade eficazes para gerenciamento de mudanças, fazendo uma auto-avaliação inicial das capacidades atuais de sua empresa, esforçando-se para definir metas “inteligentes” e planejamento estratégico da implementação.
David Kaneda, Diretor da Integral Group, abordará um novo modelo de custo de energia zero em um edifício nos Estados Unidos com o objetivo de provar que edifícios que seguem este modelo podem ser projetados e construídos com potencial para gerar um retorno maior do que empreendimentos imobiliários convencionais. Serão mostradas estratégias para gerenciar os custos de concepção, construção, operação e financiamento de uma reforma com custo zero de energia a partir da perspectiva do desenvolvedor e da equipe de design.
Fernando Resende, Gerente Mercado Construção Civil Brasil e Head do Programa EcoCommercial Building, da Bayer, aboradará aspectos da concepção, desenvolvimento de projetos, tecnologias construtivas empregadas e operação de 3 edifícios desenvolvidos pelo Programa EcoCommercial Building para alcancarem a autossuficiência em energia ou “energia zero” . Serão apresentados os casos da China, India e Brasil, sendo o primerio um prédio de escritórios certificado LEED-NC Gold e os dois últimos, um prédio adminsitrativo e centro de pesquisas e o outro um espaço de convivência e cultura, ambos com certificação LEED-NC Platinum.
Ricardo Cardim, Diretor da SkyGarden, irá discutir os benefícios e importância dos edifícios verdes e como podemos criar áreas verdes que realmente beneficiem a retenção, produção e gestão hídrica, além de abordar diversas formas de reduzir o consumo de água em áreas verdes.
Serão apresentadas soluções e possibilidades para os projetos de paisagismos levando em consideração esses conceitos.
Você pode enviar uma proposta educacional para ser um palestrante e ao mesmo tempo, ser um revisor de outras propostas! Desta forma, é possível você entender como outras propostas são enviadas, avaliar e melhorar suas futuras propostas educacionais.
Seja também um revisor das sessões educacionais nacionais e internacionais Clique aqui e inscreva-se!