As estratégias de construção verde estão ajudando as empresas a desenvolver e medir esforços de reabertura saudáveis, sustentáveis e resilientes.
Enquanto empresas, organizações e governos se concentram em planos de reabertura seguros e saudáveis em resposta à pandemia, mais de 130 projetos LEED recorreram aos créditos piloto “Safety First” do US Green Building Council (USGBC) para apoiá-los em seus esforços. Os créditos fornecem práticas recomendadas sustentáveis e saudáveis que se alinham com as diretrizes de saúde pública e do setor e ajudam a abordar operações críticas, incluindo qualidade do ar interno, sistemas de água, limpeza e reentrada.
Os créditos “Safety First” são parte da estratégia de recuperação econômica do USGBC e reforçam que pessoas saudáveis em lugares saudáveis é a maneira mais rápida de reconstruir uma economia saudável. Os créditos Safety First tratam dos ajustes críticos de saúde e segurança que as equipes devem considerar para receber de volta com confiança inquilinos e visitantes. A orientação pode ser usada por qualquer projeto LEED que tenha certificado ou esteja buscando a certificação. Os mais de 130 projetos que buscam os créditos representam 20 países e territórios diferentes.
“Saúde e segurança tem sido uma parte essencial do LEED desde o início, mas a pandemia revelou novas maneiras de alavancar a sustentabilidade para melhor apoiar as pessoas e comunidades durante esta crise”, disse Melissa Baker, vice-presidente sênior do Núcleo Técnico do USGBC. “Esses projetos estão dando o primeiro passo e reforçando a crença do USGBC de que, para reconstruir uma economia saudável, temos que nos concentrar em pessoas saudáveis em lugares saudáveis.”
Os créditos estão sendo usados por projetos de interiores comerciais, novas construções e edifícios existentes e incluem escritórios, data centers, escolas, projetos de varejo e hotelaria.
O PCL Glendale District Office, na Califórnia, recentemente conquistou o crédito Safety First: Re-Enter Your Workspace. O Verdical Group trabalhou com a equipe da PCL para fazer ajustes no espaço de escritórios LEED Silver nos andares 15 e 16 do edifício também certificado LEED. O espaço está operando com 25% da capacidade e a equipe do edifício mantém um diário dos processos, procedimentos e feedback relacionados à pandemia. Os inquilinos são questionados sobre os sintomas potenciais usando um código QR antes de entrar no prédio. Uma vez dentro, a sinalização direcional e as portas com abertura automática limitam o número de superfícies que os ocupantes precisam tocar. Uma nova sinalização também foi colocada nas mesas para indicar se um espaço foi limpo recentemente. O Grupo Verdical credita ao LEED o fornecimento de orientação valiosa e acesso a recursos que ajudam equipes a pensar sobre mudanças que podem apoiar a saúde e o bem-estar, mantendo um compromisso com a sustentabilidade.
“A orientação Safety First foi uma sobreposição valiosa para as práticas LEED existentes em vigor, e reforçou como o projeto pode contribuir significativamente para apoiar a saúde do ocupante”, disse Drew Shula, LEED Fellow e fundador e diretor do Verdical Group. “Todos estão tentando descobrir como voltar da COVID-19 e reocupar seus espaços. Muitas perguntas nos surgiram sobre como podemos ajudar a tornar esses espaços mais saudáveis e sustentáveis. Esses créditos se encaixam perfeitamente nessa conversa.”
Além da reentrada, a limpeza tem sido uma prioridade para formar equipes que buscam reabrir e garantir que medidas estejam sendo tomadas para apoiar sua saúde e segurança. Para facilitar a abordagem de um programa abrangente de limpeza e desinfecção para COVID-19 que segue as diretrizes dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), o USGBC introduziu o crédito de piloto Safety First: Cleaning and Disinfecting Your Space. Incentiva o uso de produtos de limpeza e desinfecção melhores para as pessoas e o meio ambiente, mas também com foco na segurança do trabalhador. O crédito reconhece três programas que contribuíram para o treinamento de mais de 10.000 trabalhadores da linha de frente em mais de 1.300 edifícios:
O treinamento também foi usado por mais de 100 provedores de serviços de limpeza, incluindo Harvard Maintenance, Janitronics, MSNW e Office Pride.
Os créditos Safety First também fornecem orientação sobre a qualidade do ar interno e ventilação, bem como o recomissionamento do sistema de água. Créditos para cidades e comunidades também estão disponíveis e apoiam o planejamento e a resposta à pandemia. As melhores práticas descritas continuarão a evoluir à medida que se aprende mais sobre o vírus que causa a COVID-19 e a atualização mais recente inclui um novo crédito que enfatiza os dados e a medição como parte da reabertura. Ele aproveita o Arc Re-Entry que ajuda a comparar e documentar políticas e procedimentos de controle de infecção, coleta e analisa experiências de ocupantes relacionadas e mede e rastreia fatores de qualidade do ar interno, como dióxido de carbono, umidade relativa e partículas.
A pandemia destacou maneiras críticas de como as práticas de construção verde podem apoiar a saúde e criar edifícios, cidades e comunidades mais resilientes.
_
por Sarah Stanley, Diretora de Comunicações do USGBC