Em outubro de 2018, o McDonald’s China, a empresa de crescimento mais rápido da marca, declarou que dentro de quatro anos abriria mais de 1.800 novos restaurantes verdes. Ela planejou atingir esse marco aplicando a certificação LEED ID+C ao programa LEED Volume. Isso representou não apenas um compromisso com o LEED, mas o primeiro compromisso assumido por uma empresa com sede na China com o programa LEED Volume.
Os principais objetivos do esforço eram minimizar o impacto ambiental da empresa, conservando recursos, reduzindo emissões e minimizando o desperdício. Foi dada especial atenção à redução do impacto do restaurante nos canteiros de obras, usando materiais de construção sustentáveis e maximizando a eficiência energética.
Desde que o primeiro restaurante McDonald’s com certificação LEED foi inaugurado em 2018, em média, a empresa adicionou em seu portfolio um novo restaurante certificado LEED por dia. Esses restaurantes respondem por 95% de todas os novos restaurantes do McDonald’s e reduzirão as emissões de carbono em aproximadamente 60.000 toneladas por ano.
Além de abrir restaurantes verdes, o McDonald’s China também está focando em suas cadeias de suprimentos, com embalagens verdes e reciclagem para economizar ainda mais energia e reduzir ainda mais as emissões da cadeia de suprimentos para as operações do restaurante.
De acordo com o McDonald’s China, apenas seus esforços na cadeia de suprimentos economizarão mais de 267 milhões de kWh de eletricidade e 2 milhões de toneladas de água de 2015 a 2021. Eles também estão reduzindo as emissões de carbono da cadeia de suprimentos por meio de 95% de abastecimento local e aquisição sustentável, juntamente soluções logísticas eficientes.
Com relação às embalagens verdes, a empresa eliminou o uso de canudos plásticos e reduziu significativamente o uso de plásticos nas embalagens. De fato, segundo a empresa, o McDonald’s é o primeiro em seu setor a usar papel certificado para embalagens, que pode remover cerca de 400 toneladas de plásticos por ano.
A popularidade da marca McDonald’s também significou que a iniciativa introduziu o LEED e o conceito de construção sustentável em áreas remotas do país, incluindo Xinjiang, Tibete e muitas cidades, tornando-se efetivamente uma plataforma para ajudar os consumidores a entender e vivenciar espaços certificados LEED.
Quando a empresa anunciou suas intenções, Phyllis Cheung, CEO do McDonald’s China, comentou:
“Com nosso crescimento acelerado, acreditamos que o McDonald’s China precisa assumir mais responsabilidade social. Para conseguir isso, queremos garantir que nossos restaurantes sejam projetados e construídos de maneira sustentável, alinhados com altos padrões por meio de um programa reconhecido globalmente”. A empresa também incentivou outras pessoas a se juntarem a eles, dizendo: “A sustentabilidade não deve ser a vantagem competitiva de uma empresa individual, porque mudanças reais só são possíveis com parcerias em todo o setor e além”.
Durante os anos subsequentes, à medida que o plano amadureceu, a empresa também montou inúmeras campanhas para reforçar seu compromisso e aumentar a conscientização entre os clientes.
Em um exemplo recente, os clientes que chegaram ao restaurante McDonald’s de bicicleta ou a pé receberam uma bebida grátis. Além disso, as 1.700 lojas do McDonald’s com certificação LEED mudaram a cor do ícone de localização no aplicativo do McDonald’s, permitindo que mais de 200 milhões de clientes registrados encontrem facilmente o restaurante certificado mais próximo.
A evolução verde da empresa também levou a uma maior ênfase em projetos individuais que buscam os mais altos níveis de certificação LEED: LEED Platinum, LEED Zero Energy e LEED Zero Carbon. Essa ênfase inclui um edifício-sede de última geração, inaugurado recentemente, no badalado West Bund de Xangai. Mais de 600 funcionários do McDonald’s China e do mercado de Xangai trabalharão no novo prédio de oito andares, que conquistou a certificação LEED Platinum em fevereiro de 2022.
O prédio da sede na China também abrigará a Hamburger University, onde espera treinar mais de 75.000 colaboradores nos próximos cinco anos. Além disso, contará com um “Food Innovation Center”, onde os chefs criarão novos itens de menu especificamente para clientes chineses.
“Com a expansão de nossos negócios, estamos determinados a adotar mais responsabilidades sociais para alimentar e promover nossas comunidades”, diz Cheung.
Hoje, a China é o segundo maior mercado do McDonald’s. Com 1.700 lojas já certificadas LEED e mais em busca da certificação, o McDonald’s China continua a demonstrar liderança e um compromisso de longa data com a sustentabilidade ambiental, resiliência e saúde e bem-estar de seus colaboradores e clientes.
A liderança da empresa nessas áreas críticas é um exemplo não apenas para o mercado varejista global, mas também para proprietários de portfólios imobiliários em todo o mundo. Há grandes compromissos sendo assumidos sob a bandeira do ESG, e o McDonald’s China é a prova de que as empresas podem usar o LEED para atingir seus objetivos e aspirações mais elevados.