Por mais de duas décadas, o LEED forneceu uma estrutura para projetar, construir e manter edifícios sustentáveis de alto desempenho. Como resultado, milhões de pessoas em 178 países estão vivendo, trabalhando e aprendendo em edifícios com certificação LEED. Isto mudou fundamentalmente a maneira como pensamos sobre edifícios e transformou a indústria da construção civil. Agora, o LEED também está revolucionando nossas comunidades e cidades.
É por isso que o USGBC vem expandindo sua visão para impactar cidades e comunidades. Reconhecendo que eles não possuíam uma maneira consistente de medir desempenho e sustentabilidade, introduzimos dois novos programas de certificação em dezembro de 2016, o LEED for Cities e o LEED for Communities. Formalmente conhecido como LEED para Cidades e Comunidades, projetado para ajudar líderes a medir seu impacto, melhorar a sustentabilidade e desenvolver planos para energia limpa, água, lixo, transporte e muitos outros fatores que contribuem para a qualidade de vida.
O objetivo é transformar a maneira como as cidades e comunidades são operadas para melhorar o padrão de vida das pessoas e incentivar a melhoria contínua. Afinal, melhores prédios, cidades e comunidades resultam em vidas melhores.
110 cidades e comunidades no mundo foram certificadas sob o LEED for Cities and Communities. Cidades certificadas incluem: Chicago, Washington D.C., Lancaster, San Jose, Savona, Phoenix, Seattle, Atlanta, Hoboken, Franklin, Atlantic Beach, Santa Fé, Orlando e outros. Comunidades certificadas incluem: Arlington County, San Diego County, Golden Triangle Business Improvement District em Washington D.C., Aeroporto Internacional de Atlanta, Stuyvesant Town, Peter Cooper Village em Nova York, Songdo International Business District e outros.
Edifício por edifício, rua por rua, bairro por bairro – e agora cidade por cidade, os espaços com certificação LEED estão transformando vidas. Com a recente certificação LEED Platinum, o Golden Triangle Business Improvement District em Washington D.C. tornou-se um exemplo das muitas maneiras que o LEED pode ser usado para apoiar pessoas, empresas e bairros.
Localizada em um edifício LEED Gold no centro de D.C., a sede do USGBC é um dos três espaços com certificação LEED dentro do edifício.
Faça um tour virtual pelo espaço para ver as várias maneiras pelas quais ele apoia as pessoas e o planeta.
Sede do USGBC em Washington, D.C.
O USGBC faz parte do Golden Triangle Business Improvement District (GTBID), que em 2019 alcançou o LEED Platinum sob o LEED for Communities. Como a primeira melhoria em um distrito de negócios com certificação LEED do mundo, o GTBID usa o LEED para demonstrar como está criando um ambiente limpo, seguro e vibrante para mais de 89.000 pessoas. Através de parcerias e iniciativas estratégicas, os visitantes experimentam:
Parque Duke Ellington no Golden Triangle District.
Nas palavras do prefeito Muriel Bowser, do Distrito de Columbia: “É do melhor interesse da segurança, economia e futuro de Washington, DC levar a sustentabilidade e a resiliência a sério”.
Washington D.C., cidade LEED Platinum
Toda certificação LEED apoia a visão do USGBC de edifícios e comunidades que regeneram e sustentam a saúde e a vitalidade de toda a vida dentro de uma geração.
Nos últimos 25 anos, o LEED se concentrou em criar a estrutura que explica o que significa ser um edifício verde – definindo esse padrão para a nossa primeira geração. Agora, ao olharmos para a próxima geração, devemos considerar como as decisões que tomamos hoje afetarão o desempenho de amanhã.
A próxima fase do nosso trabalho deve integrar perfeitamente edifícios nas comunidades para garantir um futuro sustentável para todos nós. O foco nos resultados gerados pelos nossos esforços de sustentabilidade nos incentivará a elevar os padrões para que possamos melhorar verdadeiramente a saúde dos cidadãos, proporcionar crescimento econômico e tomar as decisões corretas para o nosso planeta, nossos recursos e nossos semelhantes.
Devemos pensar além dos próprios edifícios.
_
por Vatsal Bhatt, Vice-Presidente de Comunidades, USGBC