Localizado entre a Avenida Angélica e a Rua da Consolação, o InovaBra Habitat é um projeto de uso misto desenvolvido para receber o centro de coinovações do Bradesco que em seu lançamento, em 2015, foi classificado como a maior área de coworking do país.
Partindo da análise do terreno, os arquitetos consideraram a localização entre duas grandes avenidas e a ampla oferta de transporte público na estratégia de inserção do novo centro de inovação na cidade. Logo, o projeto privilegia o uso dinâmico do edifício e a fruição no nível do passeio público foram considerados como ponto de partida na concepção do projeto. No pavimento térreo, lojas e um café são distribuídos ao longo do boulevard interno de acesso, trazendo vida a essa área. Além disso, o volume do edifício é envolto por um pórtico que recebe internamente a cor predominante da marca e garante maior privacidade nas laterais voltadas aos vizinhos próximos, sendo as aberturas maiores voltadas para as ruas, com fachadas revestidas com vidro de alta performance.
A volumetria principal do projeto acomoda-se em uma torre única que possui 10 pavimentos de lajes corporativas, totalizando uma área de 22.000m2 que está destinada à proposta de reunir empresas, startups, investidores, mentores e empreendedores em um ambiente de voltado para a colaboração e o networking. O edifício também conta com um auditório para 150 pessoas, sala para criação de protótipos, design thinking e estúdio multimídia para criação de conteúdos. Na cobertura, um espaço coletivo de descompressão ao ar livre foi pensado para gerar maior conectividade entre usuários e é palco de diversos eventos promovidos pela empresa.
Em um ambiente voltado para tecnologia digital e discussões sobre o futuro, o aflalo/gasperini encarregou-se de aplicar conceitos de sustentabilidade e integração urbana ao projeto, recebendo a certificação LEED Gold – Leadership in Energy and Environmental Design – que reconhece boas práticas ambientais, econômicas e sociais. O InovaBra Habitat conta com sistemas para reaproveitamento de água, redução de consumo energético e seleção de resíduos, além de apoio ao transporte coletivo e bicicletário.
Com foco na representatividade, o mural do artista Kobra percorre a fachada, a passarela de entrada e possui recortes na cobertura e traz uma diversidade de etnias, traços e cores em sua pintura, integrando cultura e arte urbana ao projeto.
Em destaque, um mural de 27,1m de comprimento e 7,2m de altura estende-se das paredes externas aos interiores do edifício, conectando passantes e usuários à arte urbana. Com foco na representatividade, o cliente encomendou ao artista Kobra um mural que percorre a fachada, o boulevard de entrada e possui recortes na cobertura, traz diversidade de etnias, traços e cores em sua pintura, integrando cultura e arte ao projeto.
___
por, Archdaily
Voltar