Nos últimos anos, a preocupação crescente em relação às mudanças climáticas tem influenciado diretamente os rumos dos negócios de empresas dos mais variados setores em todo o mundo. Não basta mais ter um bom produto e vendê-lo por um preço justo. Hoje é fundamental que ele gere o menor impacto possível sobre o meio ambiente e a comunidade em seu entorno.
Não por acaso, surgem novas ações relacionadas à agenda ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança), especialmente entre as companhias de capital aberto, em uma sinalização clara de alinhamento aos desejos de consumidores e investidores. A boa notícia é que, o que antes era encarado como um custo, se transformou em um diferencial competitivo, com impacto positivo sobre os resultados dessas empresas.
No setor imobiliário não tem sido diferente. Líder no segmento de shopping centers no Brasil, a Multiplan, dona de estabelecimentos tradicionais como o BarraShopping, no Rio de Janeiro, o MorumbiShopping, em São Paulo, e o DiamondMall, em Belo Horizonte, tem investido há mais de uma década em iniciativas ligadas à sustentabilidade — ações que vêm se mostrando tão boas para o planeta quanto para clientes, lojistas e investidores.
O ParkShoppingSãoCaetano, por exemplo, foi pioneiro no uso de placas solares, ainda em 2011. Em 2019, a empresa decidiu dar um passo além e construir uma usina fotovoltaica com o objetivo de abastecer integralmente o VillageMall, no Rio de Janeiro, primeiro shopping da América Latina a produzir 100% das suas necessidades energéticas.
No ano seguinte, uma nova planta passou a garantir todo o abastecimento energético da sede da companhia, reduzindo em cerca de 80% os seus gastos com eletricidade. Em 2021, um movimento ainda mais ousado: o novo shopping ParkJacarepaguá, conceituado como “shopping do futuro”, foi lançado com 3.686 placas solares, com capacidade para geração de até 2,1 megawatts de energia por ano. O empreendimento está em processo final de obtenção do certificado Leadership in Energy and Environmental Design (LEED).
De acordo com o mais recente Relatório de Sustentabilidade da Multiplan, somente em 2022 as usinas fotovoltaicas da companhia geraram energia suficiente para garantir o abastecimento mensal de 90 mil residências, resultando em uma economia de R$ 9 milhões em custos de energia e reduzindo em 17 mil toneladas o volume de CO2 emitido pelos seus empreedimentos.
Há mais de dez anos, a Companhia contrata ainda o fornecimento de energia no Mercado Livre, adquirindo assim, energia incentivada oriunda exclusivamente de fontes sustentáveis para todos os seus shoppings.
Para além das iniciativas no campo da geração de energia limpa, os shoppings da Multiplan investem em sistemas de reuso de água, gerenciamento de resíduos, economia circular e preservação da biodiversidade.
“Ao tornar nossos shoppings mais sustentáveis, os custos de ocupação diminuem, pois estamos falando em redução do uso de energia, de água e reaproveitamento constante de materiais e resíduos. Estamos investimos cada vez mais em CAPEX, para diminuir OPEX”, afirma Armando d’Almeida Neto, vice-presidente Financeiro e de Relações com Investidores da Multiplan. “Isso tudo tem um efeito positivo, não só para a empresa, mas principalmente para nossos lojistas e consumidores, que podem desfrutar de ambientes mais agradáveis e integrados à natureza.”
Curso de Escolarização
Não menos relevantes são as ações sociais promovidas pela incorporadora, que vem se consolidando como vetor de desenvolvimento nas regiões onde atua. Entre as iniciativas, destaque para o Curso de Escolarização promovido no BarraShopping, que desde 2006 já formou mais de 600 alunos/funcionários nos ensinos médio e superior.
O Multiplique o Bem, hub de projetos sociais da companhia, também contempla ações relacionadas à cultura, cidadania, saúde, esporte, direitos humanos e a proteção dos animais. Em 2022, foram cerca de 100 atividades realizadas nas mais variadas áreas, impactando diretamente mais de 1,5 milhão de pessoas.
Fundada em 1974, a Multiplan é hoje a maior empresa brasileira do segmento imobiliário listada na B3, com um valor de mercado estimado em R$ 16 bilhões e quase 80 mil empregos gerados. No total, ela administra 20 shoppings e dois complexos corporativos, totalizando uma área bruta locável de pouco mais de 920.000m².
Buscando garantir maior transparência de suas ações perante a sociedade, investidores e parceiros de negócios, a Multiplan também tem investido fortemente na melhoria de suas práticas de governança corporativa, com ações que incluem a criação de uma nova área de auditoria interna, a revisão de seu Código de Conduta, que agora contempla temas como conflito de interesses, corrupção, assédio, meio ambiente e responsabilidade social, além da formação de um Comitê de Ética com a missão de promover as diretrizes do Código e monitorar o seu cumprimento.
“Construir relações de longo prazo com clientes, parceiros, colaboradores e comunidades do entorno faz parte da nossa história. Há quase 50 anos, crescemos alinhados às práticas ESG. Valorizamos a liberdade, a integridade, o respeito, a diversidade e a transparência. Essa filosofia se reflete em todas as nossas ações e negócios”, completa Vander Giordano, vice-presidente Institucional e de Compliance da Multiplan.
A Multiplan publica há mais de uma década o seu Relatório de Sustentabilidade, onde são apresentados todos os seus resultados ambientais, sociais e econômicos/financeiros. A edição mais recente, que traz os resultados referentes a 2022, já está disponível no site da empresa .
_
Via Valor Econômico
Voltar