fbpx

Novos requisitos de energia da certificação LEED

Publicado em 11 . 01 . 2024

Leia sobre os próximos passos no processo de atualização e participe de um webinar para saber mais.

Os edifícios que construímos e operamos hoje terão impactos que durarão gerações. Isto significa que as versões atuais do LEED também devem avançar para enfrentar a crise climática. Este entendimento levou a uma proposta de atualização dos requisitos de energia no LEED v4 que agora é aprovada através do processo de votação dos membros do USGBC.

A partir de 1º de março de 2024, todos os projetos recém-registrados deverão usar o idioma atualizado. Observação: esta data foi prorrogada a partir de 1º de janeiro de 2024.

Quais projetos serão afetados?

Esta atualização será aplicada a todos os projetos registrados a partir de 1º de março de 2024. As equipes destes projetos serão obrigadas a usar a linguagem atualizada para o LEED para Novas Construções (BD+C) e o LEED para Interiores Comerciais (ID+C), sendo:

  • BD+C | ID+C: Pré-requisito de Energia e Atmosfera Desempenho Energético Mínimo
  • BD+C | ID+C: Crédito de Energia e Atmosfera Otimiza o Desempenho Energético

Os projetos registrados antes de 1º de março de 2024 usarão a versão do crédito lançada em 2013 (mais quaisquer adendos aplicáveis) e não serão afetados pela atualização.

Quais são os novos requisitos?

A atualização energética aumenta o limiar para o desempenho energético e as reduções de emissões, e foi adicionada uma nova métrica de emissões de gases com efeito estufa (GEE). Além disso, agora a eficiência energética pode ser medida utilizando métricas de custo de energia ou de fonte de energia, reduzindo algumas barreiras para facilitar a eletrificação. Veja os documentos da certificação.

Por que atualizar o LEED v4?

Esta atualização foi criada para refletir o foco no aumento da eficiência energética e na redução de emissões de GEE para todos os projetos LEED, aumentando o limite para o desempenho energético e fornecendo um mecanismo para avaliar e incentivar especificamente as reduções de emissões de GEE.

Analisamos projetos certificados LEED v4 para identificar novos limites que aumentem o mínimo, com base no que os dados de desempenho mostram como atingíveis, sem deixar para trás partes do mercado. Nosso objetivo é incentivar práticas de projeto que priorizem o desempenho nos mais altos níveis.

Quais recursos estão disponíveis?

Os projetos sujeitos à atualização LEED v4 terão flexibilidade significativa na escolha da opção que utilizam para demonstrar o desempenho energético. Além da linguagem votada do sistema de classificação, estão disponíveis caminhos prescritivos adicionais, de modelagem e simplificados que garantem a acessibilidade contínua da certificação LEED v4 em escala.

A decisão de atualizar os requisitos dentro de uma versão do LEED não é tomada de forma leve, mas tem sido necessária de tempos em tempos para refletir as expectativas das lideranças de mercado. Em casos anteriores, foram aprovadas atualizações nos requisitos de desempenho energético mínimo, estabelecendo um precedente para a atualização atual. Isto permite que o sistema de certificação permaneça disponível, ao mesmo tempo que garante que os projetos sejam conduzidos de acordo com os padrões mais atuais.

O que procura?

Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.
Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil. Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.