A série de fichas informativas fornece estratégias diretas para melhorar a qualidade do ar interno nas escolas.
O Centro para Escolas Sustentáveis do U.S. Green Building Council divulgou uma série de fichas técnicas com estratégias para melhorar a qualidade do ar interno (QAI) nas escolas. A série foi projetada para ajudar pessoas sem formação técnica – como membros do conselho escolar, professores e pais – a entender detalhes sobre o QAI para que possam tomar decisões importantes para suas escolas.
Enquanto as escolas de todo o mundo estão debatendo medidas de saúde pública para ajudar a conter a propagação da COVID-19, as medidas de qualidade do ar interno oferecem uma maneira não controversa de tomar medidas concretas para aumentar a proteção para todos nas escolas. Em resposta ao feedback de professores, pais, membros do conselho escolar e outros sobre as mensagens confusas que estão recebendo sobre estratégias de qualidade do ar interno, o reunimos dezenas de especialistas para criar recursos simples e diretos sobre os tópicos mais urgentes.
Estudos mostraram que a boa qualidade do ar interno e a ventilação adequada nas escolas podem melhorar a saúde de alunos, professores e funcionários, potencialmente diminuindo os dias de doença e também melhorando o aprendizado dos alunos.
“A qualidade do ar interno nas escolas tem um impacto real na saúde dos alunos e na capacidade de aprender em sala de aula”, disse Anisa Heming, diretora do Centro para Escolas Sustentáveis. “A série fornece a professores, pais e outros membros da comunidade recursos simples e diretos para entender as estratégias de qualidade do ar interno e usar essas informações para tomar medidas concretas para seus alunos.”
Quando combinado com outras práticas recomendadas pelo Centro de Controle de Doenças, como máscaras, distanciamento físico e lavagem das mãos, a ventilação e a filtragem adequadas do ar protegem colaboradores e alunos de contaminantes transportados pelo ar interno, como a COVID-19.
No início deste ano, o Centro divulgou resultados de pesquisas de distritos escolares dos Estados Unidos sobre como implementaram medidas de qualidade do ar durante a pandemia. A pesquisa descobriu que a maioria das escolas agiu para lidar com a qualidade do ar, mas lutaram com infraestrutura desatualizada e altos custos. A pesquisa é a primeira visão nacional conhecida da QAI nas escolas durante a pandemia e incluiu respostas que representam mais de 4.000 escolas que atendem mais de 2,5 milhões de alunos em 24 estados.
Com a aprovação do Plano de Resgate Americano e as negociações em andamento de uma lei nacional de infraestrutura, os distritos escolares dos Estados Unidos têm uma enorme oportunidade de melhorar e investir na infraestrutura escolar e abordar as desigualdades persistentes. A série de fichas informativas fornece aos defensores da comunidade e aos tomadores de decisão da escola informações claras para atuar em apoio à saúde do aluno e direcionar o financiamento para impactar positivamente todos os alunos.