O Brasil está vivenciando um crescimento notável na construção sustentável, e um marco nesse movimento é a conquista do primeiro certificado LEED O+M: Warehouses and Distribution Centers Platinum do país. Esse reconhecimento foi alcançado pelo Condomínio Logístico FW5 – Extrema Business Park – Bloco 2, localizado em Extrema, Minas Gerais, pertencente à Fulwood Condomínios Logísticos. Essa certificação representa um avanço no setor de armazéns e centros de distribuição, e um compromisso exemplar com a sustentabilidade.
O LEED O+M (Operação e Manutenção) foca na eficiência operacional e manutenção de edifícios já existentes. Existem diversas tipologias de LEED O+M, sendo uma delas a categoria “Warehouses and Distribution Centers”. A certificação Platinum é o nível mais alto de conquista, o que torna a certificação do Galpão FW5 ainda mais notável.
O mercado de galpões logísticos no Brasil está em exponencial crescimento nos últimos anos, impulsionado por diversos fatores econômicos e sociais. O aumento do comércio eletrônico e a crescente demanda por entregas rápidas e eficientes têm elevado a importância estratégica desses centros de distribuição em todo o país. Além disso, a modernização das infraestruturas de transporte e logística tem facilitado a expansão desse mercado, tornando as principais cidades e regiões industriais do Brasil destinos atrativos para investimentos em galpões logísticos e, nesse cenário, a Fulwood acompanha as tendências do mercado. Os investidores estão cada vez mais interessados nesse setor em virtude das oportunidades de rendimento estável e do crescimento sustentável que ele oferece, tornando-o uma peça fundamental para a economia do país.
A necessidade de soluções logísticas eficazes foi acelerada pela pandemia da Covid 19, com o crescimento da demanda por armazenamento de mercadorias e distribuição eficiente. Como resultado, a indústria de galpões logísticos está em constante evolução, se adaptando e inovando para atender às necessidades do mercado. Isso inclui a incorporação de tecnologias avançadas, como automação e sistemas de gerenciamento de estoque, bem como a busca por práticas sustentáveis e ecologicamente corretas. Em resumo, o mercado de galpões logísticos no Brasil promete continuar seu crescimento à medida que o país se torna um polo logístico estratégico na América do Sul, atendendo à demanda por eficiência e agilidade nas operações de distribuição.
O Galpão FW5 – Extrema Business Park – Bloco 2, um modelo exemplar de sustentabilidade e tecnologia de ponta, quando se trata do armazenamento de mercadorias, é de incorporação da Fulwood Condomínios Logísticos Industriais, uma das principais empresas do setor de condomínios logístico-industriais do Brasil
O galpão foi locado como centro de distribuição por uma das maiores empresas do segmento de e-commerce da América Latina. Esse compromisso com um edifício certificado LEED O+M Platinum demonstra o interesse das grandes corporações em promover práticas sustentáveis e ecoa o crescente movimento global em direção a cadeias de suprimento sustentáveis. O FW5 – Extrema Business Park – Bloco 2 é o galpão ideal para a operação desse locatário, que opera através de uma esteira de grandes dimensões, por onde passam todos os pacotinhos que chegam até as casas das pessoas!
Diferenciais do FW5:
O Impacto duradouro da Certificação LEED O+M Platinum do FW5
A certificação LEED O+M Platinum do Galpão FW5 – Extrema Business Park – Bloco 2 da Fulwood tem um impacto positivo em várias áreas:
“O case do FW5 – Extrema Business Park – Bloco 2 conversa muito com o que enxergamos ser a terceira fase do movimento de Green Building no Brasil. As empresas e profissionais estão demonstrando experiência, maturidade e maior receptividade ao investimento em inteligência de arquitetura e engenharia, desta forma, abrimos as portas para inovação e tecnologia, e maximizamos os resultados com eficiência e conforto.” – Felipe Augusto Faria, CEO Green Building Council Brasil.
__
Por Sustentech