Era um verão quente em 1927, quando J. Willard Marriott e sua esposa, Alice, abriram uma barraca de cerveja A&W para saciar a sede das pessoas em Washington, D.C. A barraca, que tinha nove bancos, acabou se transformando na cadeia de restaurantes Hot Shoppes. O crescimento subsequente da empresa incluiu marcos como o pioneirismo no serviço de serviço de bordo em 1937 e, 20 anos depois, a abertura do primeiro hotel motel do mundo. Em parceria com a Sun Line em 1972, a Marriott se tornou a primeira empresa de hospedagem a entrar no negócio de cruzeiros. O primeiro JW Marriott, nomeado em homenagem ao fundador J. Willard, foi inaugurado no centro de Washington, DC, em 1984 e, a partir desse momento, o nome Marriott tornou-se sinônimo de altos padrões e inovação na indústria hoteleira em todo o mundo.
Hoje, a Marriott International possui um dos portfólios mais poderosos do setor, com 30 marcas e mais de 6.900 imóveis em 130 países. O Ritz-Carlton, St. Regis e Courtyard estão entre as marcas sob o guarda-chuva da Marriott, mas as preocupações da empresa vão muito além de fornecer acomodações estelares para os viajantes mais exigentes do mundo.
“Como Marriott International, somos a maior empresa hoteleira do mundo, e com isso vem uma responsabilidade muito significativa”, diz Denise Naguib, vice-presidente de sustentabilidade e diversidade de fornecedores da Marriott International. Naguib, que está na empresa há 14 anos, desde a implementação do programa Embaixadores do Meio Ambiente de Jean-Michel Cousteau no The Ritz-Carlton, Grand Cayman, tem sido a força motriz por trás da criação da estratégia de sustentabilidade da Marriott International e de sua relevância.
Desde 2007, a Marriott tem um Conselho Verde Global de 10 membros que se concentra em minimizar a pegada ambiental da empresa, gerenciando de forma sustentável o uso de energia e água, reduzindo o desperdício e as emissões de carbono e aumentando o uso de energia renovável. A mais recente plataforma de sustentabilidade e impacto social da Marriott chama-se Serve 360: Doing Good in Every Direction. Guiado pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, o Serve 360 visa entregar um conjunto direcionado de Objetivos de Sustentabilidade e Impacto Social para 2025, incluindo seu objetivo de sustentar operações responsáveis. As outras três coordenadas principais da plataforma são “cultivar nosso mundo”, “capacitar por meio da oportunidade” e “dar as boas-vindas a todos e promover os direitos humanos”.
“As empresas hoteleiras, incluindo a Marriott, estão estabelecendo metas de longo prazo que se alinham às tendências globais”, diz Lindy Farrar, gerente da Greenview, uma empresa boutique de sustentabilidade que fornece serviços de consultoria e assessoria a organizações da indústria da hospitalidade. “Por exemplo, uma onda de foco no consumidor trouxe os plásticos de uso único para o centro das atenções recentemente, e vimos governos e indústrias tomando medidas para proibir ou eliminar seu uso”.
No final dos anos 1960, quando os canudos começaram a ser feitos de plástico, ninguém pensava em como eles poderiam impactar o meio ambiente. Eles foram usados por décadas, pois funcionavam melhor que o papel e eram mais baratos de produzir. Finalmente reconhecendo que algo tão pequeno quanto um canudo de plástico, que nunca se decompõe completamente, pode ter um enorme impacto negativo no meio ambiente, hoteleiros preocupados com a sustentabilidade e líderes de outras indústrias começaram a mudar para alternativas biodegradáveis.
Em uma iniciativa semelhante, em algumas de suas marcas, a Marriott está eliminando pequenas garrafas plásticas de xampu, condicionador e sabonete líquido e substituindo-as por garrafas maiores em prateleiras montadas na parede. Até o momento, 850 hotéis fizeram a troca, removendo mais de 1 milhão de garrafinhas de plástico – o que eliminaria cerca de 9 toneladas de plástico por ano.
Incluindo uma redução drástica desses produtos de plástico, que reduzirá o desperdício em aterros sanitários em 45%, as metas de pegada ambiental da Marriott em seu portfólio até 2025 são divididas assim: reduzir o uso de água em 15%; reduzir a intensidade de carbono em 30%; reduzir o desperdício de alimentos em 50% (em relação à linha de base de 2016).
Estratégias para implementar essas metas estão sendo consideradas não apenas no nível corporativo, mas também no nível da comunidade. Enquanto a equipe de comunicação da Marriott emite atualizações sobre retrofits multimilionários e chefs famosos convidados, ela também informa sobre o envolvimento da empresa em iniciativas de emprego para jovens carentes e seu investimento e promoção de iniciativas de capital natural, como proteção de florestas tropicais, restauração de corais e reflorestamento de manguezais.
Em muitas de seus imóveis em todo o mundo, o título de 360 Champion é dado aos colaboradores que a Marriott destaca como “Indivíduos apaixonados ou equipes de indivíduos que se voluntariam para ser o rosto e a energia do Serve 360 dentro e fora do hotel – reunindo seus colegas, organizando eventos, educando e comunicando dentro dos hotéis, relatando e compartilhando as melhores práticas.”
Um destaque das iniciativas de energia renovável da empresa, recentemente o Courtyard by Marriott em Lancaster, Pensilvânia, tornou-se o primeiro hotel da marca Marriott nos Estados Unidos com 100% de suas necessidades de eletricidade geradas por energia solar. O hotel também foi recentemente reformado com iluminação LED, reduzindo o consumo total de eletricidade em cerca de 15%.
Antes da façanha de energia renovável do Lancaster Courtyard by Marriott, painéis solares foram instalados em vários imóveis do grupo na Europa. Em outros lugares fora da América do Norte, foram feitos esforços notáveis para proteger as comunidades e ambientes onde seus imóveis estão localizados. Na Cidade do Cabo, na África do Sul, a Marriott International construiu uma usina de dessalinização para converter a água do mar em água potável para os hóspedes de um de seus hotéis depois que uma seca devastadora ameaçou o abastecimento de água doce da cidade. A usina economizou para a cidade cerca de 400.000 litros de água por dia, de acordo com o presidente e CEO Arne Sorenson.
24 hotéis da Marriott International na Tailândia estão apoiando a comunidade local em seus esforços de reflorestamento de mangue. Desde 2013 os colaboradores da Marriott trabalham com a União Internacional para a Conservação da Natureza para plantar mais de 60.000 mudas de mangue e se envolver na restauração da vida selvagem marinha.
Guiado por suas metas de sustentabilidade e impacto social para 2025, bem como pelas metas de desenvolvimento sustentável da ONU, a Marriott International está comprometida em criar um impacto positivo e sustentável onde quer que faça negócios.