fbpx

O que é o Processo Integrativo?

Publicado em 03 . 07 . 2018


O que é um processo integrativo?
Quando falamos em construções sustentáveis, o processo integrativo é um método usado para o desenvolvimento de um projeto. Este método se resume a envolver todas as disciplinas, desde projetistas a gerentes de facilities, e criar rotinas de trabalho para que todos colaborem desde o início do projeto.
 
Por que isso é importante para os edifícios?
Os processos convencionais de planejamento, projeto, construção e operações geralmente não reconhecem que os edifícios fazem parte de sistemas maiores e complexos. Como resultado, a solução para um problema pode criar outros problemas em outros locais do sistema.
Em contraste, um processo integrativo é altamente colaborativo. Essa abordagem exige que toda a equipe do projeto pense em todo o edifício e em todos os seus sistemas, enfatizando as sinergias e melhorando a comunicação entre os profissionais e as partes interessadas ao longo da vida de um projeto. Ele quebra os limites disciplinares e rejeita processos lineares de projeto que podem levar a soluções ineficientes. Embora o termo projeto integrativo seja aplicado com mais frequência a novas construções ou reformas, um processo integrativo é aplicável a qualquer fase do ciclo de vida de um edifício.
Mesmo que uma abordagem de projeto integrativo exija mais esforços no início – muito tempo e energia serão investidos antecipadamente no começo do projeto, onde você terá a máxima flexibilidade para impactar o projeto e coordenar tudo com seus objetivos. O projeto integrativo é uma das chaves para um projeto bem-sucedido.
 
Mas isto se parece com gerenciamento de projetos. Qual é o grande problema?
Praticantes de um processo integrativo devem desenvolver novas habilidades que podem não ter sido necessárias em seu trabalho profissional anterior: pensamento crítico e questionamento, colaboração, trabalho em equipe e comunicação, e um profundo entendimento dos processos naturais. Um processo integrativo é uma maneira diferente de pensar e trabalhar, e cria uma equipe de profissionais que tradicionalmente trabalham como entidades separadas.
O processo integrativo requer mais tempo e colaboração durante as fases conceituais e de projeto inicial do que as práticas convencionais. O tempo deve ser gasto na criação da equipe, na definição de metas e na análise antes que qualquer decisão seja tomada ou implementada. Esse investimento inicial de tempo, no entanto, reduz o tempo necessário para produzir projetos executivos. Como as metas foram amplamente exploradas durante todo o processo, os projetos podem ser executados com mais atenção, aproveitando as sinergias entre os sistemas e podem atender melhor às necessidades de seus ocupantes ou comunidades, além de economizar recursos, inclusive dinheiro.

 

Pronto para aprender mais?

O que procura?

Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.
Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil. Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.