O que são construções sustentáveis? É uma pergunta simples que recebemos muito aqui no GBC Brasil, mas não que seja fácil encontrar uma resposta simples.
Green building é um conceito holístico que parte do entendimento de que o ambiente construído pode ter efeitos profundos, positivos e negativos, no ambiente natural, bem como nas pessoas que habitam os edifícios todos os dias. O edifício sustentável é um esforço para amplificar o impacto positivo e mitigar o negativo desses efeitos ao longo de todo o ciclo de vida de um edifício.
Embora existam muitas definições diferentes de construção sustentável por aí, é geralmente aceito como o planejamento, projeto, construção e operação de edifícios com várias considerações centrais: uso de energia, uso de água, qualidade ambiental interna, uso de materiais e efeitos em seu terreno.
Algo soa familiar? Esses elementos constituem os parâmetros básicos para as diferentes categorias de crédito dentro do sistema de certificação de edifícios sustentáveis LEED, GBC Casa & Condomínio e GBC LIFE. As certificações atuam como uma estrutura para a tomada de decisões para equipes de projeto em todas essas áreas, recompensando as melhores práticas e inovação e reconhecendo projetos de construção exemplares com diferentes níveis de certificação.
Os edifícios sustentáveis já existiam antes das certificações, e antes mesmo antes do GBC Brasil ser estabelecido em 2007 ou mesmo do USGBC em 1993. Muitas ideias de grandes edifícios verdes estavam sendo circuladas e usadas antes do desenvolvimento das certificações em meados dos anos 90, mas não havia um mecanismo central para codificá-los ou garantir a eficácia de sua implementação. Como observou Scot Horst, o desenvolvimento do LEED cresceu a partir do reconhecimento de que: “Há todas essas coisas incríveis que as pessoas estão fazendo, então vamos juntá-las em uma lista e dizer que se você fizer tantas coisas, essa é uma estrutura sustentável.”
Hoje, uma placa de uma das certificações, como o LEED, é uma marca universal de distinção, significando que o edifício foi construído ou está sendo operado para ser saudável, de alto desempenho e eficiente em termos de recursos. Centenas de milhares de projetos comerciais em todo o mundo buscam ou já são certificados LEED, com 1,7 milhão de pés quadrados certificando todos os dias. O LEED também gerou toda uma indústria de construção sustentável, que deve valer até US $ 433 bilhões nos EUA até 2024.