R: Sim, o compromisso de liberar créditos piloto LEED consta na estratégia de Economia Saudável do USGBC. O primeiro conjunto de créditos do LEED Safety First Pilot está ativo e disponível para uso por projetos LEED.
R: Entendemos que a ocupação significativamente reduzida (ou aumentada) afetará os dados e pontuações do edifício. Os projetos impactados pela COVID-19 têm duas opções principais no momento.
Esta orientação é para projetos que buscam a certificação inicial ou re-certificação LEED O+M e impactados pela COVID-19. Em geral, existem dois caminhos que equipes de projeto podem seguir:
Opção 1. Use dados de desempenho pré-COVID-19 (LEED O+M v4.1 inicial ou re-certificação no LEED Online ou na plataforma Arc e re-certificação LEED O+M v4 na plataforma Arc);
Opção 2. Implementar caminhos delineados que levem em conta a ocupação reduzida durante a COVID-19 (apenas LEED v4.1 inicial ou re-certificação)
Esta orientação é aplicável a projetos LEED O+M submetidos antes de 30 de junho de 2021.
Caso alguma dessas orientações não funcione para a necessidade de um projeto específico, entre em contato conosco para propor abordagens alternativas em gbci.org/contact.
Para utilizar esses caminhos, selecione a configuração “Impactado por COVID-19” nas configurações do projeto em medidores e pesquisas> configurações> mais configurações se ainda não estiver selecionado.
- Desempenho energético
Os projetos têm duas opções para relatar o desempenho energético. As equipes de projeto podem usar dados de desempenho de um período de 1 ano (“período de relatório”) começando a qualquer momento após 1º de janeiro de 2018.
- Opção 1: Selecione um período de relatório antes das reduções de ocupação devido a COVID-19. O período do relatório deve estar alinhado para todas as categorias.
- Opção 2: Use um período de 1 ano (período de relatório) e, se aplicável, use a ocupação ponderada pelo tempo. O período do relatório está alinhado para desempenho de energia e desempenho de água.
O sistema calculará a ocupação ponderada no tempo com base nos valores de ocupação fornecidos. Os valores de ocupação ponderados pelo tempo são calculados como segue.
Exemplo:
Período do relatório: 1º de junho de 2019 a 31 de maio de 2020
1º de junho de 2019 a 29 de fevereiro de 2020: 600 ocupantes (274 dias do período do relatório)
1º de março de 2020 a 31 de maio de 2020: 10 ocupantes (92 dias do período do relatório)
Cálculo: ((600 * 274) + (10 * 92)) / (274 + 92) = 452 ocupantes. Digite 453 ocupantes.
- Desempenho da água
Os projetos têm duas opções para relatar o desempenho hídrico. As equipes de projeto podem usar dados de desempenho de um período de 1 ano (“período de relatório”) começando a qualquer momento após 1º de janeiro de 2018.
- Opção 1: Selecione um período de relatório antes das reduções de ocupação devido a COVID-19. O período do relatório deve estar alinhado para todas as categorias.
- Opção 2: Use um período de 1 ano (período de relatório) e, se aplicável, use a ocupação ponderada pelo tempo. O período do relatório está alinhado para desempenho de energia e desempenho de água.
O sistema calculará a ocupação ponderada no tempo com base nos valores de ocupação fornecidos. Os valores de ocupação ponderados pelo tempo são calculados como segue.
Exemplo:
Período do relatório: 1º de junho de 2019 a 31 de maio de 2020
1º de junho de 2019 a 29 de fevereiro de 2020: 600 ocupantes (274 dias do período do relatório)
1º de março de 2020 a 31 de maio de 2020: 10 ocupantes (92 dias do período do relatório)
Cálculo: ((600 * 274) + (10 * 92)) / (274 + 92) = 452 ocupantes
- Desempenho em resíduos
Os projetos têm duas opções para relatar o desempenho dos resíduos. As equipes de projeto podem usar dados de desempenho de um período de 1 ano (“período de relatório”) começando a qualquer momento após 1º de janeiro de 2018
- Opção 1: Selecione um período de relatório antes das reduções de ocupação devido a COVID-19. O período do relatório deve estar alinhado para todas as categorias.
- Opção 2: Realizar uma auditoria de resíduos durante as condições COVID-19. A data para esta ação deve ser de 2 anos a partir do período de relatório estabelecido para desempenho de energia e água. Insira os resultados da auditoria de resíduos e a ocupação no momento da auditoria de resíduos e o sistema calculará a pontuação de desempenho dos resíduos com base na ocupação real no momento da auditoria.
- Desempenho de transporte
Os projetos têm duas opções para relatar o desempenho do transporte. As equipes de projeto podem usar dados de desempenho de um período de 1 ano (“período de relatório”) começando a qualquer momento após 1º de janeiro de 2018.
- Opção 1: Selecione um período de relatório antes das reduções de ocupação devido a COVID-19. O período do relatório deve estar alinhado para todas as categorias.
- Opção 2: Conduza a pesquisa durante as condições COVID-19. A data para esta ação deve ser de 2 anos a partir do período de relatório estabelecido para desempenho de energia e água. Explique o comportamento de transporte do ocupante em tempo integral experimentado por meio de um ou uma combinação dos seguintes:
- Pesquise os ocupantes no local para refletir o comportamento de transporte para o edifício
- Use o campo de informações adicionais no Arc para atestar o número de ocupantes regulares que estão em teletrabalho ao invés de trabalharem do escritório.
A opção 2 está disponível para todos os projetos (edifícios desocupados, bem como edifícios com ocupação parcial ou total). A taxa de resposta mínima exigida é baseada na ocupação do prédio no dia em que a pesquisa foi realizada.
Para inserir dados de pesquisa para pesquisas conduzidas fora do LEED Online ou Arc, entre em contato com gbci.org/contact.
- Desempenho da qualidade ambiental interna
Os projetos têm algumas opções para relatar o desempenho da qualidade do ambiente interno.
5.1 Pesquisa de satisfação do ocupante
Os projetos têm duas opções para conduzir pesquisas de satisfação dos ocupantes. As equipes de projeto podem usar dados de desempenho de um período de 1 ano (“período de relatório”) começando a qualquer momento após 1º de janeiro de 2018.
- Opção 1: Selecione um período de relatório antes das reduções de ocupação devido a COVID-19. O período do relatório deve estar alinhado para todas as categorias.
- Opção 2: Para edifícios com ocupação parcial ou total, conduza a pesquisa com os ocupantes do local SOMENTE para refletir sua satisfação com o ambiente do edifício durante a COVID-19. A data para esta ação deve ser de 2 anos a partir do período de relatório estabelecido para desempenho de energia e água.
Para inserir dados de pesquisa para pesquisas conduzidas fora do LEED Online ou Arc, entre em contato com gbci.org/contact.
A taxa de resposta mínima exigida é baseada na ocupação do prédio no dia em que a pesquisa foi realizada.
5.2 Avaliação da qualidade do ar interno (para pontuação de CO2 e pontuação de TVOC)
Os projetos têm duas opções para conduzir a avaliação da qualidade do ar interno. As equipes de projeto podem usar dados de desempenho de um período de 1 ano (“período de relatório”) começando a qualquer momento após 1º de janeiro de 2018.
- Opção 1: Selecione um período de relatório antes das reduções de ocupação devido a COVID-19. O período do relatório deve estar alinhado para todas as categorias.
- Opção 2a: O teste de qualidade do ar interno pode ser conduzido durante condições parcialmente ocupadas. Teste as áreas ocupadas mais representativas de todo o projeto. É aceitável realizar testes em espaços que estão operando com ocupação mais baixa para acomodar o distanciamento físico. A data para esta ação deve ser de 2 anos a partir do período de relatório estabelecido para desempenho de energia e água.
- Opção 2b: Para edifícios que estão desocupados, as medições de TVOC podem ser realizadas em áreas do edifício representativas dos espaços ocupados antes da COVID-19 que estão operando em condições de ventilação próximas às típicas. As medições de CO2 feitas em edifícios desocupados não podem ser usadas para calcular a pontuação de CO2. A data para esta ação deve ser de 2 anos a partir do período de relatório estabelecido para desempenho de energia e água.
Para qualquer dúvida ou orientação, entre em contato com o GBCI através do site gbci.org/contact.
Baixe o documento de orientação.
Baixe o guia de envio.
R: Todo projeto deve se sentir confiante em tomar medidas para fornecer um ambiente seguro e saudável. No caso de a equipe do projeto não conseguir atender aos critérios de Limpeza Verde EQc devido às preocupações atuais sobre a COVID-19, entre em contato conosco com uma narrativa explicando as circunstâncias, bem como as datas de compra, e nossos revisores LEED irão ajudá-lo a entender como cada escolha se conecta à sua certificação LEED.
Além disso, um novo crédito piloto está disponível para auxiliar os projetos LEED na continuação das práticas recomendadas de limpeza verde: Segurança em primeiro lugar: Limpeza e desinfecção do seu espaço.
R: Encorajamos todos os projetos a continuarem a desviar materiais e reciclar o máximo possível. Os materiais que podem ser reciclados e desviados devem ser documentados da maneira normal para obtenção de crédito. No entanto, percebemos que as circunstâncias podem tornar a reciclagem um desafio por razões fora do controle da equipe do projeto durante a pandemia global. Os projetos que estão passando por dificuldades durante esse período podem escolher uma das duas opções de crédito:
- Opção A: Exclua temporariamente as cargas afetadas dos cálculos de crédito. Os projetos continuarão a rastrear esses materiais, mas eles não serão contabilizados nas taxas gerais de geração e desvio do projeto.
- Opção B: Utilizar a taxa média de desvio da instalação de processamento de resíduos relatada antes do bloqueio pandêmico. As taxas de desvio devem ser a média do estabelecimento por pelo menos seis meses antes da pandemia.
Para documentar essa exceção, siga estas etapas:
- No formulário LEED, forneça uma narrativa de circunstâncias especiais descrevendo os desafios de gerenciamento de resíduos que o projeto está enfrentando durante o período afetado.
- Forneça a Calculadora de Resíduos de Construção e Demolição preenchida.
- Se escolher a opção A acima, rastreie separadamente as quantidades de materiais que foram geradas e coletadas, mas que não puderam ser recicladas ou desviadas devido à pandemia. Relate essas quantidades na narrativa do projeto, mas exclua as cargas dos cálculos de crédito. Inclua uma carta ou outra documentação da instalação de reciclagem afetada informando a mudança no processamento de materiais (por exemplo: se não puderem reciclar materiais, estão processando materiais como cobertura diária alternativa (ADC) ou não estão abertos para coleta).
- Se escolher a Opção B acima, forneça documentação da instalação de reciclagem informando as taxas médias de desvio para os 6 meses anteriores à pandemia. Insira esta taxa de desvio média e taxa de ADC na calculadora.
O GBCI permitirá esses ajustes ao crédito de Gerenciamento de Resíduos de Construção e Demolição caso a caso.