Precisa de uma rápida atualização sobre os fundamentos das construções sustentáveis? Publicaremos ao longo do mês uma série de matérias para revisitar os tópicos que formam a base de nossa compreensão da construção sustentável de hoje.
A localização é um elemento crítico da construção sustentável: ela pode definir estratégias apropriadas, mas também pode limitar o quão sustentável um projeto pode realmente ser. Dependendo das questões ambientais que são mais críticas em uma área específica, a localização pode influenciar as prioridades da equipe de projeto. A localização inclui estes fatores:
A seleção de um local é uma das primeiras decisões tomadas em um projeto, e essa decisão define muitas das oportunidades e restrições que a equipe do projeto encontrará. Pode determinar se um projeto pode tirar proveito da luz natural, ter acesso a transporte público e proteger habitats. Conforme discutido anteriormente nesta seção, um edifício cujos ocupantes devem dirigir por longas distâncias pode contribuir para as emissões de gases de efeito estufa, bem como a destruição do habitat natural para o desenvolvimento de infraestrutura.
Para projetar de forma sustentável para o local, uma equipe de projeto pode começar com um local de projeto e determinar quais usos são mais apropriados. Como alternativa, a equipe pode começar com uma função e encontrar o melhor lugar para colocá-la. Em qualquer dos casos, os objetivos do projeto devem ser claros e as necessidades e recursos devem ser claramente identificados para que o edifício possa ser cuidadosamente integrado ao seu contexto e apoiar uma comunidade local próspera e sustentável.
As equipes de projeto com o objetivo de sustentabilidade desenvolvem uma compreensão profunda do lugar e do contexto em que seus projetos são construídos. Eles vão além de uma avaliação superficial do local e estudam o solo e sua história. Eles procuram maneiras de fazer conexões com o local imediato, a bacia hidrográfica circundante ou características ecológicas e promover sua evolução saudável. Eles também envolvem as tradições, pontos fortes e necessidades da comunidade, a fim de verificar como o projeto pode contribuir para o bem-estar e crescimento social e econômico.