A sustentabilidade deixou de ser um mero discurso de marketing e, cada vez mais, precisa se transformar em iniciativas reais. A melhor forma para isso é se aproximar de organizações que tem como propósito estimular boas práticas. Uma alternativa é tornar-se membro do GBC Brasil e participar de um networking com empresas de diversos segmentos e setores que possuem um propósito similar.
A entidade é a principal referência nacional no reconhecimento de construções sustentáveis. Sua estratégia aborda o desenvolvimento e promoção de diferentes sistemas de certificação. Além, é claro, da capacitação contínua, engajamento profissional e iniciativas socioculturais.
Fazer parte de uma organização como o GBC Brasil é integrar uma comunidade que busca, por meio da informação, relacionamento, certificação e educação, desenvolver iniciativas que promovam os green buildings nas cidades brasileiras, garantindo o crescimento do mercado pautado no trinômio da sustentabilidade: maior eficiência no uso dos recursos naturais, aumento nos ganhos econômicos, respeitando as questões sociais.
Quem deseja ser membro do GBC Brasil precisa compreender a história da organização no mercado nacional de construções sustentáveis. A sigla refere-se ao Green Building Council, organizações que atuam junto ao poder público e à sociedade civil de diversos países para estimular iniciativas de disseminação de informações, práticas e conhecimentos da área.
Atualmente, está presente em mais de 150 países. No Brasil, o GBC foi criado em 2007 e o trabalho está estruturado em quatro pilares: educação (cursos de capacitação profissional), informação (divulgação de boas práticas e conhecimentos), certificação (com base em análise dos projetos) e relacionamento e fomento (com estímulo ao networking entre os membros).
O objetivo é transformar a indústria da construção civil e a própria sociedade por meio de ações sustentáveis. Com os green buildings, busca-se garantir o equilíbrio entre desenvolvimento econômico, impactos socioambientais e uso consciente de recursos naturais, visando a melhoria da qualidade de vida e bem-estar da população no presente – e no futuro.
O primeiro passo para uma empresa ser membro do GBC Brasil é preencher o formulário disponível no site da entidade. A partir daí, as companhias têm acesso a inúmeros benefícios. Confira cinco vantagens de fazer parte deste grande movimento:
1 – Ambiente favorável à empresa
O GBC Brasil oferece aos seus membros diversas ferramentas que potencializam o desenvolvimento dela no mercado. As vantagens incluem buscar o incentivo, junto ao poder público, de políticas públicas voltadas à questões de construção sustentável, capacitação profissional, feiras técnicas, comitês técnicos e da certificação LEED. Em outras palavras, a entidade cria um ambiente propício para as organizações com soluções inovadoras possam crescer.
2 – Divulgação
Ser membro do GBC Brasil também garante uma melhor divulgação de seus produtos, serviços ou materiais a uma ampla rede de negócios. Um de seus objetivos principais é justamente criar e aprimorar canais de comunicação não apenas entre a organização e seus membros, mas principalmente entre as empresas filiadas e com o mercado em si.
3 – Relacionamento com público-alvo
Ao estimular diferentes canais de comunicação, o GBC permite que seus membros possam manter contato direto com o público-alvo dos segmentos onde atuam. Trata-se de um público qualificado, que busca conhecer soluções inovadoras e novas tecnologias para empreendimentos que desejam ser sustentáveis.
4 – Networking
Já pensou em fazer parte de uma rede de networking que reúne mais de 650 empresas de diferentes segmentos? Pois é isso que acontece com o membro do GBC Brasil. Ele faz parte de uma comunidade que compartilha idéias e cases e que tem como objetivo elevar o padrão técnico do mercado de construções sustentáveis no país.
5 – Aumento na demanda
A busca por construções sustentáveis não para de crescer no Brasil. O país, inclusive, ocupa o 4º lugar no ranking de nações com mais certificações LEED, segundo dados do USGBC. Hoje, há diversas tipologias deste reconhecimento no mercado, como casas, reformas e bairros, o que amplia a atuação no setor.
Imaginava que ser membro do GBC Brasil pudesse agregar tanto à operação da empresa? Pois é, a entidade está na vanguarda dos debates sobre sustentabilidade na construção civil, proporcionando alternativas eficientes na defesa do meio ambiente sem afetar o desenvolvimento econômico.
Agora que você já sabe sobre as vantagens, faça parte desse movimento e comece a mudar o mundo! Conheça nossa página especial de membros e fique por dentro de todas as novidades!