fbpx

Sinergias entre o LEED e os ODS

Publicado em 05 . 03 . 2024

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma coleção de 17 metas globais estabelecidas pelas Nações Unidas (ONU) em setembro de 2015 para acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir a prosperidade para todos até 2030. Alcançar as metas e atingir os ODS representa um empreendimento ambicioso, por isso a ONU e seus estados membros convocam governos de todos os tamanhos, bem como o setor privado, a sociedade civil e o público em geral para contribuir com a missão, tanto individual quanto colaborativamente.

As categorias LEED podem contribuir para o cumprimento dos ODS, não apenas economizando água, aumentando a eficiência energética, minimizando as emissões de carbono (GEE) e reduzindo significativamente os poluentes do ar prejudiciais, entre outros, mas também promovendo a educação, criando empregos, melhorando a saúde e o bem-estar, fortalecendo a resiliência da comunidade, e muito mais. Formuladores de políticas, planejadores e construtores podem utilizar o LEED e práticas de construção sustentável como estratégias para alcançar os ODS da ONU.

Existem muitas sinergias entre o LEED e os ODS. Explore as sinergias entre o LEED e os ODS abaixo para identificar estratégias para alcançar objetivos específicos dos ODS por meio da certificação LEED.

 

Meta 3: Saúde e Bem-Estar

A Meta 3: Saúde e Bem-Estar tem como objetivo garantir vidas saudáveis para pessoas de todas as idades. O USGBC considera a saúde como imperativa em todos os seus trabalhos. A construção sustentável pode contribuir diretamente para alguns dos alvos do SDG 3. Por exemplo, quando um projeto é projetado para imitar a hidrologia natural e o equilíbrio hídrico do local, com base em ecossistemas regionais não desenvolvidos, ele pode ajudar a reduzir a contaminação da água e inundações, o que pode representar riscos à saúde a jusante, especialmente quando considerado cumulativamente.

Além disso, quando os projetos reduzem o uso de combustíveis fósseis, por meio do desempenho energético e do uso de energia renovável, eles diminuem sua contribuição potencial para os efeitos de ilha de calor e poluição do ar local, ambos com impactos significativos na saúde. Essas estratégias de construção podem ajudar a proteger as pessoas na bacia hidrográfica e na área de dispersão do ar, não apenas no próprio local do projeto.

Projetos de construção sustentável também podem apoiar a saúde da comunidade ao desempenhar funções como fornecer espaços para recreação, implementar estratégias que abordem necessidades de saúde existentes e minimizar características do projeto que possam representar riscos à saúde.

O LEED incentiva equipes de projeto, proprietários e operadores de edifícios a abordar a relação entre o ambiente interno e a saúde humana de várias maneiras. A categoria de crédito Qualidade Ambiental Interna no sistema de classificação é dedicada a proteger a saúde e o conforto dos ocupantes do edifício.

 

Meta 6: Água Limpa e Saneamento

Água Limpa e Saneamento garante a disponibilidade e gestão sustentável de água e saneamento para todos. Um ambiente construído sustentável preserva o acesso à água segura e regenera os recursos naturais. O sistema de classificação LEED incentiva a redução do uso de água, o manejo de águas pluviais e a utilização de fontes alternativas de água não potável para usos finais apropriados. Além disso, ele aborda as causas fundamentais das mudanças climáticas que agravam a escassez de água, com foco na redução global de carbono.

No LEED v4.1 para Design e Construção de Edifícios (BD+C), a Redução do Uso de Água Externa, a Redução do Uso de Água Interna e a Medição de Água no Nível do Edifício são requisitos obrigatórios para alcançar os créditos de Eficiência Hídrica (WE).

 

Meta 7: Energia Acessível e Limpa

Energia Acessível e Limpa busca garantir o acesso a energia acessível, confiável, sustentável e moderna para todas as pessoas até 2030. O acesso à energia foi identificado como um componente chave para o desenvolvimento contínuo, especialmente no sul global. No entanto, à medida que os países se desenvolvem, isso exigirá um acesso cada vez maior à energia, historicamente produzida por combustíveis fósseis, agravando nossa já grave crise climática. Seguindo a declaração da ONU de que o desenvolvimento é um direito inalienável de todas as pessoas, povos e estados, o ODS 7 tem como objetivo garantir esse direito para as gerações futuras, ao mesmo tempo em que protege nosso clima, incentivando a transição para um futuro de energia limpa e sustentável.

Como os edifícios respondem por quase 40% do uso global de energia, promover o uso eficiente e sustentável de energia no setor de construção é crucial para alcançar os objetivos estabelecidos no ODS 7. Reduzir a pegada de carbono e o consumo de energia em edifícios é uma parte fundamental da missão do USGBC e uma das principais forças motrizes por trás do sistema de classificação LEED. Edifícios verdes de alto desempenho, como aqueles certificados pelo LEED, demonstram eficiência energética e impulsionam a adoção de tecnologias de energia sustentável. Além disso, as certificações LEED Zero Energy e Zero Carbon reconhecem o alcance de metas de operações de edifícios neutras em carbono, maximizando a eficiência energética e implementando energia renovável.

Por fim, o USGBC e organizações parceiras estão trabalhando no projeto GridOptimal, que desenvolverá padrões para como os edifícios podem usar energia e interagir com a rede para promover ainda mais um fornecimento de eletricidade acessível e confiável.

 

Meta 8: Promover crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e trabalho decente para todos

Organizações de diversos setores compreendem que práticas sustentáveis são benéficas para seus resultados financeiros, reduzindo as contas de energia e água, melhorando a saúde e a produtividade dos funcionários, e construindo um reservatório de boa vontade entre clientes e outras partes interessadas que valorizam a sustentabilidade.

A construção sustentável continua a impactar uma crescente economia verde, desde equipes de vendas de painéis solares até consultores em construção sustentável, de fabricantes de tintas com baixo teor de COVs a empreiteiros de limpeza verde, de arquitetos e engenheiros a paisagistas e instaladores de HVAC (aquecimento, ventilação e ar-condicionado) – cujos empregos foram criados ou transformados pela nova economia verde.

 

Meta 9: Construir infraestrutura resiliente, promover industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação

A infraestrutura verde ajuda a alinhar esforços de desenvolvimento sustentável e promover o desenvolvimento social e econômico.

O USGBC está bem posicionado para auxiliar cidades na incorporação dessas estratégias no desenvolvimento tangível de infraestrutura verde. O LEED fornece um quadro que valida as melhores práticas e pode ser utilizado como guia útil para o desenvolvimento de infraestrutura verde. O LEED ajuda a garantir que as melhores práticas sejam implementadas estrategicamente por meio de diversas iniciativas.

A infraestrutura verde é mais proeminentemente recompensada nas categorias de crédito Sites Sustentáveis e Localização e Transporte do LEED. A categoria de Sites Sustentáveis apresenta oportunidades para incorporar paisagens que funcionam naturalmente, aumentando os serviços ecossistêmicos. Os créditos de Localização e Transporte recompensam projetos que protegem terras sensíveis e incentivam o desenvolvimento denso de infill de alta densidade que reduz superfícies impermeáveis.

Além disso, o LEED incentiva equipes de projeto a melhorar a eficiência energética investindo em infraestrutura verde que fornece sombra e proteção contra o vento. Por exemplo, os telhados verdes adicionam isolamento e estendem a vida útil dos materiais do telhado, reduzindo tanto a demanda de energia quanto os custos materiais ao longo do ciclo de vida. Pegadas de construção reduzidas preservam terras para locais de alto desempenho que podem usar superfícies permeáveis, sistemas de captação e paisagismo eficiente em água para reproduzir condições naturais e alcançar créditos de Eficiência Hídrica.

O LEED para Desenvolvimento de Bairro defende a incorporação de infraestrutura verde em edifícios, paisagens e nos muitos espaços de conexão entre eles. Este sistema de classificação inclui uma categoria de Infraestrutura e Edifícios Verdes, que destaca a importância da infraestrutura verde em diferentes escalas ao longo das cidades.

 

Meta 10: Reduzir a desigualdade dentro e entre os países

O LEED é atualizado por meio de um processo contínuo de aprimoramento, e a cada nova versão, o USGBC está aprimorando a abordagem do LEED e desafiando o setor da construção a ser mais eficiente em recursos e sustentável. Os proprietários de edifícios estão direcionando o foco para os ocupantes para reduzir a desigualdade, combater preocupações com a saúde e proporcionar valor para atender às necessidades diárias de todos.

O LEED v4.1 enfatiza a experiência humana e incentiva as equipes de projeto a criar espaços que não apenas reduzam as emissões de carbono, o consumo de energia, o uso de água e o desperdício, mas também melhorem a saúde e o bem-estar das pessoas que vivem, trabalham, aprendem e se divertem nesses edifícios, cidades e comunidades todos os dias.

 

Meta 11: Cidades e Comunidades Sustentáveis

As Cidades e Comunidades Sustentáveis tem como foco tornar as cidades e assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

A urbanização está ocorrendo em um ritmo acelerado em cidades ao redor do mundo, criando desafios ambientais, sociais e econômicos agudos nessas áreas urbanas em crescimento. O ODS 11 tem como objetivo abordar esses desafios por meio de metas que

  • Garantam acesso a moradia adequada, segura e acessível.
  • Ofereçam acesso a espaços verdes e reduzam a poluição do ar.
  • Preparem para riscos relacionados ao clima.

De muitas maneiras, nossa missão no USGBC ecoa os objetivos e metas do ODS 11. Queremos transformar a maneira como edifícios e comunidades são projetados, construídos e operados, possibilitando um ambiente socialmente responsável, saudável e próspero que melhore a qualidade de vida para todos.

Muitas categorias de crédito no LEED abordam diretamente cidades e comunidades sustentáveis. Por exemplo, a categoria Sites Sustentáveis do LEED promove padrões de desenvolvimento que preservam sistemas naturais e ajudam a combater o crescimento desordenado das cidades. A categoria Localização e Transporte aborda um elemento-chave de cidades inclusivas: acesso a transporte acessível e acessível. Além disso, o novo crédito piloto de design resiliente do LEED recompensa projetos por abordar riscos e vulnerabilidades a desastres naturais e causados pelo homem.

Indo além de um edifício individual, o novo sistema de classificação LEED para Cidades e Comunidades está diretamente conectado aos objetivos do ODS 11. O sistema de classificação analisa a saúde econômica, ambiental e social de uma cidade ou comunidade e fornece um meio claro de acompanhar o progresso, visando proporcionar uma melhor qualidade de vida para todos os residentes.

 

Meta 12: Consumo e Produção Responsáveis

O Consumo e Produção Responsáveis promove a produção e o consumo responsáveis e sustentáveis de bens e serviços.

À medida que a população global cresce e os padrões de vida melhoram, o consumo de materiais aumenta de maneira impressionante em todo o mundo. Se as tendências atuais de produção e consumo continuarem, estima-se que será necessário o equivalente a três planetas de recursos para sustentar os estilos de vida atuais, caso a população mundial atinja 9,6 bilhões até 2050. Portanto, o ODS 12 estabelece metas para incentivar a redução do impacto do ciclo de vida dos bens e serviços que usamos.

No USGBC, apoiamos os objetivos do ODS 12 ao promover a produção e o consumo responsáveis de materiais. O sistema de classificação LEED impulsiona a adoção de práticas sustentáveis ao longo do ciclo de vida de um edifício, desde a construção até as operações, a renovação ou a demolição.

No entanto, se nos concentrassemos apenas na sustentabilidade na construção e operação, uma parte significativa do quebra-cabeça do carbono seria deixada de fora: o carbono incorporado associado à produção e ao transporte dos materiais usados para construir o edifício. Mesmo que um edifício seja 30% mais eficiente do ponto de vista energético do que a média operacional, ainda pode levar entre 10 e 80 anos para que essa eficiência energética compense as emissões geradas pelo carbono incorporado no edifício.

Com a porcentagem da população mundial que vive em áreas urbanas projetada para aumentar de 55% para 68% até 2050, é importante que os novos edifícios construídos nessa expansão urbana sejam construídos com foco na redução do carbono incorporado. O LEED v4.1, a versão mais recente do sistema de classificação, inclui uma categoria atualizada de Materiais e Recursos, com um renovado enfoque na avaliação do ciclo de vida.

 

Meta 13: Ação pelo Clima

A Ação pelo Clima convoca governos, organizações sem fins lucrativos, atores do setor privado e o público a tomar ações urgentes para combater as mudanças climáticas e seus impactos.

Os efeitos das mudanças climáticas são abrangentes e afetarão vidas e economias em todo o mundo. A crise das mudanças climáticas representa uma tragédia em larga escala dos bens comuns, pois as emissões de gases de efeito estufa emitidas em qualquer lugar do mundo contribuem para os gases atmosféricos acumulados que estão retendo calor e aquecendo o planeta.

Nossa visão no USGBC é que edifícios e comunidades regenerarão e sustentarão a saúde e vitalidade de toda a vida dentro de uma geração. Abordar as mudanças climáticas é um princípio central de como realizamos nosso trabalho em apoio a essa visão.

Reverter a contribuição dos edifícios para as mudanças climáticas globais é um objetivo central no sistema de classificação LEED do USGBC. Edifícios verdes de alto desempenho, especialmente os certificados pelo LEED, podem reduzir significativamente a contribuição de emissões de gases de efeito estufa ao longo da vida do edifício. Por esse motivo, 35 dos 100 pontos totais no LEED v4 são distribuídos para recompensar estratégias de mitigação das mudanças climáticas. Além disso, como parceiro no programa Advancing Net Zero, o USGBC está desenvolvendo uma verificação para projetos que alcançam emissões líquidas zero de carbono no Arc.

No USGBC, praticamente todas as nossas plataformas e atividades — sistemas de classificação, educação, defesa, parcerias e eventos — têm uma conexão com a redução de nosso impacto no clima.

 

Meta 15: Proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerenciar florestas de forma sustentável, combater a desertificação e deter e reverter a degradação da terra e a perda de biodiversidade

Paisagens sustentáveis criam lugares ecologicamente resilientes, mais capazes de resistir e se recuperar de inundações, secas, incêndios florestais e outros eventos catastróficos. Além disso, um crescente corpo de pesquisas está revelando os benefícios que as pessoas obtêm ao estar na natureza, como melhorias na função cognitiva, redução nos níveis de ansiedade e estresse e aumento na produtividade.

A categoria de Sites Sustentáveis no LEED prescreve maneiras de garantir que os locais do projeto sejam seguros para atividades humanas e respeitem as condições únicas das áreas circundantes. O crédito LEED para Desenvolvimento do Local – Proteger ou Restaurar Habitat busca conservar áreas naturais existentes e restaurar áreas danificadas, promovendo o plantio de vegetação nativa ou adaptada em uma parte significativa de um determinado local do projeto.

 

Meta 17: Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a Parceria Global para o Desenvolvimento Sustentável

Créditos de inovação no LEED recompensam projetos por divulgação e envolvimento comunitário. O envolvimento comunitário ocorre por meio de reuniões com proprietários de propriedades adjacentes, residentes, empresários e trabalhadores locais; autoridades locais de planejamento e desenvolvimento comunitário; e quaisquer residentes ou trabalhadores atuais no local do projeto para solicitar e documentar suas contribuições sobre o projeto proposto antes de iniciar o design. As equipes de projeto também organizam reuniões abertas à comunidade e trabalham diretamente com associações comunitárias e/ou o governo local.

 

__

Por USGBC

 

O que procura?

Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.
Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil. Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.