Quando se fala em sustentabilidade no ambiente residencial, é comum pensarmos nas grandes propostas que facilitam nossa vida. Sistema de captação de água da chuva, painéis de energia solar e telhados verdes são apenas alguns dos exemplos que ganharam espaço nos últimos anos. Entretanto, não é preciso recorrer a ideias grandiosas. Pelo contrário, o que não faltam são soluções sustentáveis para sua casa práticas, simples e eficientes ao mesmo tempo.
Trata-se de uma preocupação válida. Nos últimos anos, o cuidado com o meio ambiente e a preservação dos recursos naturais tornaram-se temas importantes em todos os setores – incluindo a construção civil. Hoje, os melhores projetos de reforma ou construção de edifícios já incorporam esses conceitos desde sua fase de planejamento, além de buscarem certificações que atestam essa precaução. Tudo para garantir economias, melhorar o conforto e a qualidade técnica da construção, e ao mesmo tempo reduzir o grande impacto que exercem na natureza.
Estima-se, por exemplo, que este mercado seja responsável, sozinho, por praticamente metade dos resíduos gerados pela atividade humana no planeta. A questão é que o problema ambiental não termina depois da obra acabar. Apenas em relação à energia elétrica, os imóveis residenciais representam a segunda classe que mais consome no país, atrás apenas das indústrias – mas enquanto o setor industrial teve um crescimento de 5,2% nos últimos dez anos, o consumo das casas cresceu 24,5% no mesmo período, segundo o Anuário Estatístico de Energia Elétrica.
Natural, portanto, que os moradores busquem, cada vez mais, soluções sustentáveis para suas casas. Com elas é possível reduzir o consumo de recursos naturais, contribuindo para o futuro do planeta – além, é claro, de respeitar as boas práticas e normas ambientais vigentes. É um tipo de investimento que pode trazer frutos a médio e longo prazo, garantindo maior economia financeira e até possibilidade de valorização em uma eventual venda.
A boa notícia é que mesmo as residências planejadas e erguidas sem qualquer preocupação com o meio ambiente podem adotar medidas sustentáveis. Com pequenos passos e dicas fáceis de colocar em prática, é possível trazer ótimos resultados de economia dos recursos naturais.
Não há lugar como nosso lar, certo? Mas para isso, ele precisa garantir conforto, segurança e tranquilidade para seus moradores. Ou seja, o imóvel residencial precisa ser um local em que as pessoas gostem de passar o tempo e não um ambiente a ser evitado. É justamente nesse ponto que as soluções sustentáveis para sua casa costumam agir, promovendo um lugar mais acolhedor para os ocupantes.
Uma residência sustentável contribui para a melhoria da saúde física e mental das pessoas. Lugares que não respeitam o meio ambiente e não dedicam atenção ao uso consciente dos recursos naturais estão fadados a se transformarem em “edifícios doentes”, um problema categorizado pela OMS desde os anos 1980 e que agrava vários problemas de saúde de quem frequenta prédios assim.
ENTENDA | O que é a Síndrome do Edifício Doente
O principal desafio de adotar soluções sustentáveis para sua casa é justamente o conhecimento que a pessoa tem não apenas do seu imóvel, mas do que ela pode potencializar em relação ao meio ambiente. A ausência de educação ambiental costuma levar a medidas pouco produtivas. No intuito de deixar o espaço mais verde, por exemplo, muitas famílias enchem de vasos de plantas sem se questionar se os locais são os mais adequados ou quais cuidados devem ter.
Por isso, antes de começar a mudar todo seu lar para tentar deixá-lo mais sustentável, dê um passo atrás e faça uma intensa pesquisa do que o local mais necessita e o que pode ser feito para reduzir o consumo de recursos naturais. Lembre-se também do conceito de biofilia, isto é, de estar em contato com a natureza. O estímulo a boas práticas só é possível quando acreditamos no impacto que temos com a natureza.
SAIBA MAIS | Importância e cuidados com os ambientes residenciais
Confira seis soluções sustentáveis para sua casa. São dicas fáceis de serem implementadas em qualquer ambiente residencial:
Como se vê, são dicas bem fáceis para quem deseja implementar soluções sustentáveis para sua casa. Elas representam um primeiro passo importante, mas o esforço deve continuar. Deixar o imóvel residencial alinhado às boas práticas é um trabalho contínuo e que merece cada vez mais atenção das pessoas. Assim, para saber se está tudo dentro do esperado, é recomendado buscar as certificações ambientais. (certificações de green building)
Adotar soluções sustentáveis para sua casa é um passo importante para o futuro do planeta e o bem-estar dos moradores. Quer ir além? Conheça os programas de certificação do GBC Brasil e descubra como transformar seu lar em um modelo de eficiência, saúde e sustentabilidade.