fbpx

Sua casa saudável, certificação da residência Araras em Alphaville

Publicado em 06 . 12 . 2022

O Green Building Council Brasil tem sido decisivo na formação de profissionais com aptidão em investir na fase de projeto, conciliando inteligência na realização dos melhores negócios, ao mesmo tempo que reduzimos o uso de recursos naturais e melhoramos o conforto, saúde e bem-estar dos nossos clientes.

Durante a minha formação acadêmica, investi nos cursos oferecidos pelo GBC Brasil e entidades parceiras e explorei a disseminação de conhecimento por profissionais renomados que participam nas plataformas de eventos presenciais e online, como o Greenbuilding Brasil Conferência Internacional.

Como profissional acreditada, passo a celebrar o meu segundo projeto certificado LIFE, além de uma casa no GBC ZERO ENERGY. A residência Araras está localizada no bairro de Alphaville, município de Santana de Parnaíba, Grande São Paulo. Trata-se de uma reforma onde as proprietárias apoiaram o desafio de buscar a certificação LIFE, desde a primeira conversa, ainda em fase de contratação da obra.

Sala: Duto para a exaustão da lareira da sala em benefício a qualidade do ar.

A principal motivação pela reforma desta casa de 315m², foi a necessidade de integrar o espaço da sala principal com a cozinha e promover maior entrada de iluminação natural no ambiente. Outra premissa da reforma foi adequar a residência para atender a modalidade de trabalho “home office”, intensificado com a pandemia, além de criar espaços mais confortáveis e de fácil manutenção para os pets da residência.

O primeiro desafio foi o resíduo da reforma. Conseguimos uma empresa de coleta que possui uma usina de reciclagem e comprovamos a transformação do resíduo de obra em agregado reciclado da construção civil para execução de asfalto e terraplanagem. Mas não bastava reciclar, antes precisávamos reduzir a sua geração. Desta forma, parte do entulho foi utilizado na confecção das novas bancadas da cozinha e da churrasqueira; as bases dos armários da cozinha e churrasqueira foram preenchidas, antes da concretagem, com entulho da obra, reutilizamos o armário da cozinha na lavanderia e quarto de serviço, e a janela do lavabo foi reaproveitada no quarto de máquina da piscina.

Ainda na categoria de materiais, o mobiliário adquirido, incluindo o planejado da cozinha possui o selo de certificação internacional de madeira, FSC. Consideramos materiais com conteúdo reciclado e produtos com declaração ambiental, no caso os rodapés da Santa Luzia. E pensando em desmontabilidade, as divisórias com fechamento em placas de polipropileno e o novo pergolado na área gourmet são removíveis.

Cozinha: destaque para o aumento da janela, que permite maior entrada de luz natural e maior ventilação, com móveis planejados que usam madeira com certificação FSC.

Na categoria de uso eficiente dos recursos naturais, dado o benefício de reduzir o consumo de energia e água durante todo o ciclo de operação da residência gabaritamos as recomendações do LIFE. Instalamos válvulas de controle de vazão em todas torneiras e bacias.

Embora a redução de consumo dependa do uso, estamos estimando uma redução de até 30% no consumo de água apenas com essa prática. E outro detalhe interessante é a eficiência em harmonia com o conforto. A sensação de conforto no banho não é a quantidade de água e sim o peso dela no corpo. As válvulas injetam ar no sistema e mantemos o peso, porém com menor quantidade de água.

Para a eficiência energética, todos os eletrodomésticos com selo Procel nível A, projeto luminotécnico em LED e uma usina de geração de energia fotovoltaico na cobertura projetada para suprir 90% da demanda de energia.

Para a categoria de conforto, as estratégias foram fundamentadas em estudos e gráficos bioclimáticos do projeto, que se encontra localizado na Z3 conforme a norma de referência.

Conforto térmico-acústico:

  • Fechamento da varanda superior com chapas de policarbonato com proteção U.V;
  • Redimensionamento do espaço interno da residência com a abertura de paredes na sala principal, criando um espaço integrado entre a cozinha e a sala de estar, e aumentando a abertura de acesso da cozinha para a churrasqueira. Ampliação do vão da janela da cozinha, permitindo maior circulação de ar;
  • Substituição dos 3 principais aparelhos de ar-condicionado da residência, por novos aparelhos com função quente/frio;
  • Automação do ar-condicionado;
  • Instalação de lareira com duto de exaustão no ambiente;
  • Aparelho umidificador de ar;
  • O Mapeamento das Zonas Acústicas em projeto;
  • Fechamento com forro de gesso com proteção acústica na sala de estar e na cozinha;
  • Proteção de mobiliário evitando ruídos ao arrastar móveis;

Controlamos partículas contaminantes e assinamos junto a proprietária o compromisso de produtos de limpezas classificadas como “green cleaning”. As tintas, vernizes e selantes com baixo teor de composto orgânico volátil. Optamos por pinturas antimofo e exploramos muita ventilação natural com novas aberturas e mudança de layout da sala e cozinha.

Os demais créditos de saúde e bem-estar e responsabilidade social contou muito com a interação da proprietária. Ambientes para prática de yoga, ambientes adaptáveis que proporcionaram o uso para home office no dia a dia das moradoras, juntamente com a recuperação do uso da varanda, privilegiando uma vista para o espaço externo e muita luz natural sem prejudicar o conforto térmico. A residência também conta com muita opção para prática de esportes na região e intensificamos a exploração do conceito da biofilia.

Em consumo consciente várias peças utilizadas tinham uma história interessante e memórias que valorizaram a integração entre a reforma, a certificação LIFE e as clientes como abajures de fibra natural confeccionado por tribo indígena no litoral de São Paulo, cestas de artesãs do cerrado brasileiro e máscaras em argila feita por tribo africana.

O LIFE é de fato um guia importante na condução de projetos residenciais que melhoram o conforto e a saúde dos nossos clientes, ao mesmo tempo que proporciona reduções no uso de recursos e reconhece o trabalho dos arquitetos e construtores como parte de uma história onde as relações humanas estão sendo valorizadas.

____

Por Camila Faria, arquiteta recém formada, profissional acreditada certificação GBC CASA&CONDOMÍNIO. Participou da certificação GBC ZERO ENERGY do Loft Alameda Formosa e foi responsável pela certificação LIFE do apartamento Bellagio e a casa Alameda Araras, ambos projetos em Alphaville, Grande São Paulo.

F3 Arquitetura e Empreendimentos

O que procura?

Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.
Inscreva-se para receber as novidades do GBC Brasil. Fique por dentro das novidades do movimento de construções sustentáveis.