Os desenvolvedores do mercado de escritórios estão mais motivados do que nunca a abordar a sustentabilidade no ambiente construído. Um projeto certificado pelo LEED é um edifício verde verificado por uma terceira parte. Quando proprietários e inquilinos utilizam o sistema de certificação, eles tomam medidas essenciais para garantir, antes de tudo, que o edifício seja um ambiente de trabalho saudável. Os pré-requisitos do LEED asseguram que os sistemas de ventilação e filtragem estejam otimizados, que produtos químicos seguros sejam usados na limpeza e que o ar interno esteja livre de fumaça de tabaco.
Além disso, há muitos fatores motivadores para tornar o ambiente construído mais resiliente. Nos últimos anos, desastres naturais de grande impacto, como os incêndios em Los Angeles em 2025, o furacão Helene em 2024 e as enchentes na Espanha em 2024, chamaram nossa atenção. Também observamos um crescimento significativo das metas ESG, impulsionadas por investidores e ocupantes. Um projeto certificado pelo LEED representa ação e responsabilidade.
Ao olharmos para o futuro, vemos essas tendências não apenas continuando, mas acelerando. Além de focarmos em espaços de escritórios saudáveis e de alto desempenho, agora estamos priorizando a descarbonização. O mercado imobiliário comercial está implementando com sucesso estratégias de baixo carbono em edifícios existentes.
Também observamos que as redes elétricas estão se tornando mais limpas a cada ano. Globalmente, cerca de 30% da nossa energia já vem de fontes renováveis. A cada nova rede, estamos reduzindo a dependência de usinas movidas a carvão. É motivador ver essas mudanças se concretizarem tanto nos edifícios quanto na infraestrutura energética.
Enfrentamos desafios durante a pandemia, mas saímos mais fortes, com um foco ainda mais direcionado na sustentabilidade. Esse otimismo impulsiona o LEED v5, que será lançado em 2025. Esse sistema de certificação oferecerá um roteiro claro para edifícios existentes, ajudando a impulsionar o setor rumo a um futuro de baixo carbono e maior resiliência.