Se você é novo no movimento de green buildings, alguns dos termos que usamos podem ser desconhecidos. Talvez você tenha se juntado ao GBC Brasil ciente de que construir edifícios e comunidades mais sustentáveis é grande parte do enfrentamento da crise climática e deseja tornar sua própria cidade mais verde e mais justa. Talvez você esteja explorando carreiras na sustentabilidade.
Todos começam em algum lugar e, embora você provavelmente saiba o básico, você já se perguntou o que exatamente “ESG” significa ou qual o significado de um edifício de alto “desempenho”?
- Descarbonização: Este termo refere-se ao objetivo de acabar com nossa dependência de petróleo e gás como fontes de energia, para reduzir as emissões de dióxido de carbono (ou CO2) que aumentam as temperaturas globais. As estratégias das certificações GBC CASA&CONDOMÍNIO e LEED podem ajudar na descarbonização por meio da seleção de materiais e sistemas de energia limpa.
- ESG: Fatores ambientais, sociais e de governança (ESG – Environmental, social and governance) são levados em consideração pelas pessoas ou empresas na hora de fazer investimentos, para que possam colocar seu dinheiro em ações que terão um impacto positivo mais amplo no mundo, além de proporcionar retorno financeiro para o investidor.
- Edifício de alto desempenho: Um edifício com bom desempenho é aquele que opera com muita eficiência, não desperdiçando energia ou água. Contribui menos com níveis atmosféricos de CO2 do que um edifício tradicional. Os créditos das certificações GBC CASA&CONDOMÍNIO e LEED vão além do uso de energia para avaliar o desempenho em áreas como a qualidade do ambiente interno.
- Infraestrutura: A infraestrutura abrange uma ampla gama de elementos físicos que sustentam uma comunidade, como estradas, pontes e edifícios, bem como sistemas de água, esgoto e acesso a energia elétrica.
- Resiliência: Um edifício resiliente é aquele que foi projetado para resistir a desafios ambientais como inundações, incêndios, tornados ou outros desastres naturais. As comunidades também podem se tornar mais resilientes, por exemplo através do planejamento de formas de restaurar o acesso após quedas de energia.
- Tripé da sustentabilidade: atribuído ao escritor John Elkington, o termo “tripé da sustentabilidade” refere-se a “pessoas, planeta e lucro” – os objetivos de uma empresa que incluem não apenas ganhos financeiros, mas uma situação justa para seus colaboradores, contribuições positivas para a comunidade e práticas que beneficiem o meio ambiente. É semelhante ao conceito de responsabilidade social corporativa.
Para saber mais, explore o glossário de termos da certificação LEED.