O LEED é o principal sistema de gestão de projetos e desempenho de edifícios verdes do mundo, fornecendo uma estrutura abrangente para projeto, construção, operações e desempenho de edifícios verdes. Os sistemas de certificação LEED v4.1 e LEED v4 estão abertos para registro. Revise o Glossário para obter definições dos termos.
A regra 40/60 fornece orientação para a tomada de decisão quando vários sistemas de certificação parecem apropriados para um projeto. Para usar esta regra, primeiro atribua um sistema de certificação a cada metro quadrado do edifício e, em seguida, escolha o sistema de certificação mais apropriado com base nas porcentagens resultantes. Toda a área bruta de um projeto LEED deve ser certificada sob um único sistema de certificação e está sujeita a todos os pré-requisitos e créditos nesse sistema, independentemente da construção ser mista ou do tipo de uso do espaço.
Revise o conjunto completo de sistemas de certificação LEED v4.1 para determinar qual é o certo para o seu projeto. Dúvidas sobre os sistemas de certificação LEED v4.1? Entre em contato com o USGBC.
Este sistema de certificação é destinado a edifícios que são construções novas ou grandes reformas. Pelo menos 60% da área bruta do projeto deve estar concluída no momento da certificação (exceto sob o LEED BD+C: Core e Shell). Toda a área bruta do edifício deve ser incluída.
Novas construções e grandes reformas. Novas construções ou grandes reformas de edifícios que não atendem principalmente a usos residenciais, educacionais de ensino fundamental e médio, varejo, data centers, armazéns e centros de distribuição, hospitalidade ou cuidados de saúde.
Core e Shell. Edifícios que são construções novas ou grandes reformas da estrutura externa e das principais unidades mecânicas, elétricas e hidráulicas, mas não uma reforma interna completa. O LEED BD+C: Core and Shell é o sistema de certificação apropriado se mais de 40% da área bruta estiver incompleta no momento da certificação.
Escolas. Edifícios compostos por espaços de aprendizagem nas dependências de escolas de ensino fundamental e médio. O LEED BD+C: Schools pode ser usado para ensino superior e edifícios não acadêmicos nos campi escolares.
Varejo. Edifícios usados para realizar a venda de bens de consumo. Inclui tanto áreas de atendimento direto ao cliente (showroom) como áreas de preparação ou armazenamento que apoiam o atendimento ao cliente.
Data Centers. Edifícios especificamente projetados e equipados para atender às necessidades de equipamentos computacionais de alta densidade, como racks de servidores, utilizados para armazenamento e processamento de dados. O LEED BD+C: Data Centers aborda apenas data centers de edifícios inteiros (com uso para esta finalidade maior que 60%).
Armazéns e Centros de Distribuição. Edifícios utilizados para armazenar bens, produtos manufaturados, mercadorias, matérias-primas ou pertences pessoais, como auto armazenamento.
Hospitalidade. Edifícios dedicados a hotéis, motéis, pousadas ou outros negócios do setor de serviços que ofereçam hospedagem transitória ou de curta duração, com ou sem alimentação.
Edifícios de Saúde. Hospitais que funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana e oferecem tratamento médico hospitalar, incluindo cuidados agudos e de longo prazo.
Este sistema de certificação é destinado a espaços internos que são reformas completas. Além disso, pelo menos 60% da área bruta do projeto deve estar concluída até o momento da certificação.
Interiores comerciais. Espaços interiores dedicados a outras funções que não o comércio ou a hotelaria.
Varejo. Espaços interiores utilizados para realizar a venda de bens de consumo. Inclui tanto áreas de atendimento direto ao cliente (showroom) como áreas de preparação ou armazenamento que apoiam o atendimento ao cliente.
Hospitalidade. Espaços interiores dedicados a hotéis, motéis, pousadas ou outros negócios do setor de serviços que proporcionem alojamento transitório ou de curta duração, com ou sem alimentação.
As cidades são jurisdições políticas ou locais definidas pelo poder público municipal, exceto em regiões (especialmente na Ásia) onde o termo “cidade” é culturalmente entendido como abrangendo alguns locais com governança do setor privado.
Comunidades são definidas como todos os locais urbanizados que não são uma “cidade”, incluindo locais como distritos e regiões como condados. Além disso, áreas urbanas desenvolvidas ou de propriedade privada (por exemplo, Distrito de Songdo ou Rockefeller Center) geralmente se enquadram na definição de “Comunidade”, exceto quando são auto identificadas (conforme definição de “cidade” acima) como cidades.
Existem duas opções disponíveis para cidades e comunidades:
Plano e Projeto. Novas cidades e comunidades que estão em fase de planejamento/projeto.
Existente. Cidades e comunidades com mais de 75% da construção finalizada.
Este sistema de certificação se destina a edifícios que estão totalmente operacionais e ocupados há pelo menos um ano. O projeto pode estar passando por obras de melhoria ou pouca ou nenhuma construção. Toda a área bruta do edifício deve ser incluída no projeto.
Edifícios Existentes. Edifícios existentes inteiros.
Interiores Existentes. Espaços internos existentes contidos em uma parte de um edifício existente. Os espaços internos podem servir para fins comerciais, de varejo ou de hospitalidade.
Revise o conjunto completo de sistemas de certificação LEED v4 para determinar qual é o certo para o seu projeto. Confira os Requisitos Mínimos do Programa LEED v4 para ter certeza de que o LEED funcionará para o seu projeto, independentemente do sistema de certificação que você escolher.
Edifícios que são novas construções ou grandes reformas. Pelo menos 60% da área bruta do projeto deve estar concluída no momento da certificação (exceto LEED BD+C: Core e Shell). Toda a área bruta do edifício deve ser incluída no projeto.
LEED BD+C: Novas Construções e Grandes Reformas. Novas construções ou grandes reformas de edifícios que não atendam principalmente ao ensino fundamental e médio, varejo, data centers, armazéns e centros de distribuição, hospitalidade ou usos de saúde.
LEED BD+C: Core e Shell. Edifícios que são construções novas ou grandes reformas da estrutura externa e das principais unidades mecânicas, elétricas e hidráulicas, mas não uma reforma interna completa. O LEED BD+C: Core and Shell é o sistema de certificação apropriado a ser usado se mais de 40% da área bruta estiver incompleta no momento da certificação.
LEED BD+C: Escolas. Edifícios compostos por espaços de aprendizagem nas dependências das escolas de ensino fundamental e médio. O LEED BD+C: Escolas pode ser usado para ensino superior e edifícios não acadêmicos nos campi escolares.
LEED BD+C: Varejo. Edifícios usados para realizar a venda de bens de consumo. Inclui tanto áreas de atendimento direto ao cliente (showroom) como áreas de preparação ou armazenamento que apoiam o atendimento ao cliente.
LEED BD+C: Data Centers. Edifícios especificamente projetados e equipados para atender às necessidades de equipamentos computacionais de alta densidade, como racks de servidores, utilizados para armazenamento e processamento de dados. O LEED BD+C: Data Centers aborda apenas data centers de edifícios inteiros (com uso para esta finalidade maior que 60%).
LEED BD+C: Armazéns e Centros de Distribuição. Edifícios utilizados para armazenar mercadorias, produtos manufaturados, mercadorias, matérias-primas ou pertences pessoais, como auto armazenamento.
LEED BD+C: Hospitalidade. Edifícios dedicados a hotéis, motéis, pousadas ou outros negócios do setor de serviços que oferecem hospedagem transitória ou de curto prazo com ou sem alimentação.
LEED BD+C: Saúde. Hospitais que funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana e oferecem tratamento médico hospitalar, incluindo cuidados agudos e de longo prazo.
Espaços internos que são reformas completas. Além disso, pelo menos 60% da área bruta do projeto deverá estar concluída até o momento da certificação. Para projetos ID+C, os espaços são considerados incompletos se não incluírem o mobiliário, utensílios e equipamentos destinados ao funcionamento regular do espaço.
LEED ID+C: Interiores Comerciais. Espaços interiores dedicados a outras funções que não o comércio ou a hotelaria.
LEED ID+C: Varejo. Espaços interiores utilizados para realizar a venda a retalho de bens de consumo. Inclui tanto áreas de atendimento direto ao cliente (showroom) quanto áreas de preparação ou armazenamento que apoiam o atendimento ao cliente.
LEED ID+C: Hospitalidade. Espaços internos dedicados a hotéis, motéis, pousadas ou outros negócios do setor de serviços que oferecem hospedagem transitória ou de curto prazo com ou sem alimentação.
Edifícios em pleno funcionamento e ocupados há pelo menos um ano. O projeto pode estar passando por obras de melhoria ou pouca ou nenhuma construção. Deve incluir no projeto toda a área bruta do edifício.
LEED O+M: Edifícios Existentes. Edifícios existentes que não atendem principalmente ao ensino fundamental e médio, varejo, data centers, armazéns e centros de distribuição ou usos de hospitalidade.
LEED O+M: Varejo. Edifícios existentes utilizados para realizar a venda de bens de consumo. Inclui tanto áreas de atendimento direto ao cliente (showroom) como áreas de preparação ou armazenamento que apoiam o atendimento ao cliente.
LEED O+M: Escolas. Edifícios existentes compostos por espaços de aprendizagem nas dependências das escolas de ensino fundamental e médio. Também pode ser usado para edifícios de ensino superior e não acadêmicos em campi escolares.
LEED O+M: Hospitalidade. Edifícios existentes dedicados a hotéis, motéis, pousadas ou outros negócios do setor de serviços que oferecem hospedagem transitória ou de curto prazo com ou sem alimentação.
LEED O+M: Data Centers. Edifícios existentes especificamente projetados e equipados para atender às necessidades de equipamentos de computação de alta densidade, como racks de servidores, usados para armazenamento e processamento de dados. O LEED O+M: Data Centers aborda apenas data centers de edifícios inteiros.
LEED O+M: Armazéns e Centros de Distribuição. Edifícios existentes usados para armazenar mercadorias, produtos manufaturados, mercadorias, matérias-primas ou pertences pessoais (como auto armazenamento).
Novos projetos de incorporação ou projetos de re-desenvolvimento contendo usos residenciais, não residenciais ou misto. Os projetos podem estar em qualquer fase do processo de desenvolvimento, desde o planejamento conceitual até a construção. Recomenda-se que pelo menos 50% da área total dos edifícios sejam novas construções ou grandes reformas. São avaliados os edifícios dentro do projeto e as características do domínio público.
LEED ND: Plano. Projetos em fase de planejamento conceitual, planejamento diretor ou em construção.
LEED ND: Projeto Construído. Projetos concluídos.
Entre em contato com o USGBC para obter ajuda na seleção de um sistema de certificação para um projeto que envolve vários edifícios.